Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 19 de dezembro de 2021

Cabo Verde - Centro Comunitário “Djunta Mon” em São Vicente recebe o seu primeiro volunturista

Sebastian Bucher chegou da Suíça no passado dia 14 e tem em cartela um conjunto de intervenções junto de projectos sociais e famílias carenciadas em Mindelo, até o mês de janeiro. Segundo Alveno Soares, co-promotor do projecto, o jovem arrecadou cerca de 5 mil euros destinados a obras de construção e requalificação


O Projeto Centro Comunitário Djunta Mon, sediado na Ribeira Bote, São Vicente, está a receber o seu primeiro volunturista (uma junção de turismo e voluntariado), no âmbito de uma parceria entre a micro-agência de turismo Dada´s Animation, de Alveno Soares e a agência suíça, O Ritmo.

Dessa parceria nasceu o projecto piloto “No construí d´junt”, com o intuito de promover a dignidade habitacional a famílias e pessoas, bem como a instituições e organizações da sociedade civil, que tem como propósito ajudar os mais desfavorecidos, segundo explica o jovem activista Alveno Soares.

“Neste âmbito estamos recebendo o nosso primeiro volunturista, de nome Sebastian Bucher que, entre 14 de dezembro e 07 de janeiro, estará em São Vicente e realizará, junto com a nossa equipa e outras diversas pessoas, obras de construção, requalificação, pintura e decoração de projetos sociais e privados”, explica.

Para que o projecto fosse possível, o jovem suíço arrecadou, através de um Crowdfunding, cerca de cinco mil euros (550 contos), junto de amigos nas redes sociais.

Agenda de trabalhos

A comunidade de Alto Bomba é a primeira beneficiária, entre 16 a 21 de dezembro, onde o grupo está a fazer a pintura de escadas e da praça construída pela Câmara Municipal, junto da Associação Comunitária da localidade.

Entre os dias 23 e 29, os trabalhos seguem para o Jardim Infantil Arco-íris, da Organização das Mulheres Cabo-verdianas, situado na comunidade de Bela Vista, para construção da primeira fase do segundo piso, para que esta instituição consiga receber mais crianças.

No dia 30 de dezembro está agendada uma intervenção na casa de um jovem ativista da Ribeira Bote, para reconstrução do teto e pintura da casa de tambor.

A seguir, de 04 a 06 de janeiro de 2022, no Jardim da Associação Morna Jazz em Ribeira Bote, para construção de cobertura metálica a fim de proporcionar às crianças um espaço amplo e coberto ao ar livre para as suas atividades diárias.

Ainda, no dia 07, iniciará uma obra de demolição  e reconstrução do teto da casa de um idoso da comunidade de Ribeirinha.

Volunturismo

Essa parceria, segundo Alveno Soares, permitiu desenvolver alguns projectos no âmbito do turismo mas também de foro social, um dos quais o próprio Centro Comunitário Djunta Mon, que acolhe 54 crianças para apoio escolar a actividade lúdicas e culturais.

“Temos também um projecto de turismo no mesmo centro, em que a ideia é proporcionar um turismo sustentável e com uma visão da participação inclusiva e de desenvolvimento comunitário”, explica, adiantando que a figura do volunturismo já existe em Cabo Verde, mas que, neste caso, está voltado para o mercado europeu da Suíça, Alemanha e Áustria.

O volunturista, segundo explica, é uma pessoa que viaja com o propósito de conhecer e divertir, mas também acrescenta algum valor a aquela comunidade ou país. Natalina Andrade – Cabo Verde in “A Nação”








Sem comentários:

Enviar um comentário