Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Alemanha – Pretende construir doca para navios em Timor-Leste


Díli – O Coordenador Nacional da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Rainer Schellhaas, adiantou que a Alemanha pretende construir uma doca para navios para ajudar o Executivo timorense na manutenção dos barcos Berlim-Nakroman e Berlim-Ramelau.

“Discutimos com o Primeiro-Ministro a cooperação entre os dois países e os programas prioritários, bem como a entrega de dois navios de passageiros ao Governo de Timor-Leste. Abordámos também a cooperação no setor marítimo relativamente à construção de uma doca para navios”, disse Rainer Schellhaas, em declarações aos jornalistas, no Farol.

O responsável avançou ainda que, na sequência do encontro com Taur, será pedida às autoridades alemãs a continuação do apoio a Timor-Leste no setor marítimo.

Recorde-se que os governos da Alemanha e Timor-Leste financiaram a construção do navio Berlim-Ramelau.

O Executivo timorense contribuiu com 7,1 milhões de euros – o equivalente a 8,6 milhões de dólares americanos – e a Alemanha com 7,8 milhões de euros, ou seja, 9,5 milhões de dólares americanos.

O Berlim-Ramelau foi construído na China pela empresa armadora holandesa Damen Shipyards. Tem uma largura de 16 metros, um calado de 3,3 metros, um comprimento de 69,167 metros, um convés com 4,8 metros de altura e atingirá a velocidade máxima de dez a 12 nós. O barco pode transportar mais de 370 passageiros, dez VIP e 15 carros.

A embarcação vai efetuar viagens de e para Díli, Manatuto, Baucau, Lautém e Viqueque. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário