Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Macau - Cantiga macaense do século XIX será apresentada num evento natalício em São Lázaro

Muitas tradições de folclore macaense foram-se perdendo no tempo e na memória colectiva, porém, uma cantiga tradicional de Macau intitulada “Bastiana” vai ser ressuscitada e incluída no evento natalício organizado pela associação Macau Music Arts Space (MMAS), no terraço do 10 Fantasia na Calçada da Igreja de São Lázaro de Macau 10. O evento acontece dia 26 de Dezembro, pelas 15h


“Iô quêrê pâ vôs, Bastiana, vôs quêrê pâ ôtro; Dêus lôgo cástigá, Bastiana, fazê vos sa ôlo tôrto”, diz a letra de “Bastiana”, uma música tradicional de Macau, já referenciada desde meados do século XIX. A canção de amor com letra em patuá fala das consequências divinas de amores não correspondidos que Deus castigaria fazendo-lhe “os olhos tortos”. A cantiga vai ser apresentada num evento natalício organizado pela associação Macau Music Arts Space (MMAS), coordenado pelo 10 Fantasia, o espaço da incubadora das indústrias criativas da Associação Promotora para as Indústrias Criativas na Freguesia de São Lázaro.

O evento intitulado “Jornadas da Cultura Musical – Carnaval de Natal e Ano Novo” pretende mostrar as culturas ocidentais e orientais, inclusive as várias músicas tradicionais do Natal e da véspera do Ano Novo, coros, bem como as gastronomias e tradições de diferentes países e regiões que participam no evento. O concerto terá lugar no dia 26 de Dezembro, das 15h às 18h30, no terraço do 10 Fantasia na Calçada da Igreja de São Lázaro de Macau 10.

A responsável da MMAS, Echo Chan, contextualizou que, em 2021, “sofremos de altos e baixos, da continuação da pandemia global, das circulações limitadas, da economia em baixa, a comunidade está repleta da ansiedade e frustração”. A organização acredita que neste momento “devemos apoiar-nos uns aos outros, para que superemos os tempos difíceis em conjunto”. Por conseguinte, a entidade organizadora pretende recorrer às músicas e artes transdisciplinares para reunir a força dos jovens empresários de Macau e da comunidade artística e animar a comunidade.

Para proporcionar um “ambiente relaxante e romântico”, no programa do evento incluem-se músicas e espetáculos, apresentados pelos coros locais de matriz portuguesa, coreana, filipina, e grupos artísticos de Macau. Além disso, estará disponível comida e bebida durante o evento, incluindo cerveja, vinho e especialidades natalícias. No recinto do evento poder-se-ão encontrar nove bancas a expor produtos de marcas locais como café, sabonetes artesanais de fragrâncias, doces e salgados, artesanato cultural. Os exportadores de Portugal e Itália apresentam também os seus produtos.

Echo Chan, também secretária-geral adjunta aposentada do Fórum de Macau, referiu que as músicas tradicionais, inclusivamente a canção tradicional macaense, vão ser apresentadas pelo coro da Fundação Rui Cunha. O espetáculo “Violino-Piano-Narrativa Trio” é outro destaque do evento, que será apresentado pela primeira vez no Carnaval de Natal, contando a história de Macau em forma de monólogo, interpretado por Jessie Ng e António Cheong, embaixadores culturais formados pelo Instituto Cultural de Macau.

O bilhete de entrada é 120 patacas por adulto, inclui todos os programas, comida e bebida gratuitas, e, quanto àqueles cuja idade não é superior a 18 anos, a entrada é gratuita, bem como a comida e bebida. Dinis Chan – Macau in “Ponto Final”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário