Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

São Tomé e Príncipe – Declarado o “Estado de Calamidade” devido a fortes chuvas

São Tomé – Uma ponte que dá acesso ao Aeroporto Internacional de São Tomé, sofreu uma cratera, nesta manhã, como consequência do mau tempo que fustigou o país nas últimas 24 horas.

Fontes disseram a STP-Press que, para tentar encontrar a solução para este incidente, já se encontram no local o ministro das Infraestruturas, Osvaldo d’Abreu e alguns colaboradores, a fim de encontrar uma solução rápida para o problema.

A cratera na ponte em causa, localizada a alguns metros de uma instalação turística, inviabiliza a circulação para a cidade capital e vice-versa das populações de comunidades das Praias Emília, Lagarto, Nazaré, Francesa, Cruz, Gambôa e Loxinga.

As chuvas ininterruptas de quarta-feira, causaram até ao momento duas mortes, alguns desaparecidos, desabamento de pontes no extremo norte da ilha de São Tomé, e várias estradas foram igualmente danificadas.

Face à situação catastrófica o Primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus declarou “o Estado de Calamidade” no país, assim como accionou um fundo especial para mitigar os danos, nomeadamente, às vítimas desta intempérie.

De acordo com Aristones Nascimento, Director do Instituto Nacional de Meteorologia disse que este registo pluviométrico não acontecia há mais de 30 anos no país e não afasta a hipótese de se continuar a registar chuvas nos próximos dias.

A propósito, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, lançou um apelo de solidariedade para com as vítimas deste desastre natural.

Apelo de Vila Nova, segue-se às visitas de “contacto” às diversas localidades afectadas pela intempérie, nomeadamente, em Água Grande, distrito que aloja a cidade capital de São Tomé e Príncipe, cidade de São Tomé e a Lembá, distrito do extremo norte onde se registou os maiores danos materiais.

A STP-Press soube que em Mé-Zóchi, na zona centro e em Cantagalo, também se registaram situações de desabamento de terra que inviabilizaram a circulação de pessoas e bens. Manuel Dênde – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário