Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Macau - Plano de “integração” do ensino abrange três escolas luso-chinesas


A Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional, a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes e a Escola Primária Luso-Chinesa da Flora vão integrar-se em estabelecimentos de ensino oficiais que passarão a ministrar todos os níveis, do infantil ao secundário complementar, anunciou ontem a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ). Por outro lado, a Escola Oficial Zheng Guanying, a Escola Oficial de Seac Pai Van, a Escola Primária Oficial Luso-Chinesa “Sir Robert Ho Tung” e a Escola Luso-Chinesa da Taipa vão manter-se inalteradas, bem como o Jardim de Infância Luso-Chinês “Girassol”.

Nas instalações da Escola Primária Luso-Chinesa da Flora passará a funcionar uma escola oficial de sistema “one stop” do Ensino Especial, sendo os actuais alunos dos níveis infantil e primário da secção portuguesa transferidos para a Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes, e os restantes para a Escola Primária Oficial Luso-Chinesa “Sir Robert Ho Tung”, para que possam continuar os seus estudos nos ensinos primário e secundário. Segundo a DSEDJ, a nova escola de ensino especial “permitirá uma maior eficácia na prestação de serviços aos alunos com necessidades educativas especiais, devido à concentração das equipas de profissionais docentes e de serviços terapêuticos”.

A DSEDJ sublinhou que, no ano lectivo de 2022/2023, vai proceder à integração das escolas oficiais da sua tutela com o intuito de “melhorar, ainda mais, o ambiente de ensino, proporcionando uma maior harmonização com o prosseguimento de estudos e satisfazendo as necessidades de crescimento integral”.

Com esta reestruturação, o número de escolas oficiais com sistema “one stop”, disponibilizando todos os níveis de ensino – do Infantil ao Secundário Complementar – aumentará duas para cinco: Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes, Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional, Escola Oficial Zheng Guanying, Escola Oficial de Seac Pai Van e Escola Primária Luso-Chinesa da Flora. A Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte será integrada na Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional. Além disso, o tempo do transporte, de ida e volta, dos alunos que actualmente têm de frequentar a Escola Luso-Chinesa de Coloane será reduzido, “proporcionando um local de frequência escolar mais conveniente” e “respondendo às solicitações urgentes de encarregados de educação e alunos do ensino especial, que têm vindo a ser apresentadas ao longo de vários anos”, frisou o organismo. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


 

Sem comentários:

Enviar um comentário