Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Equador - Troca dívida pública para conservacionismo nos Galápagos


O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou durante a recente cimeira climática das Nações Unidas COP26 que a área de reserva marinha seria aumentada em 60000 quilómetros quadrados, até 200000 km2, como parte do que descreveu como possivelmente a maior “troca de dívida” para a conservação. Segundo consta em meios diplomáticos e políticos, a troca seria realizada em face de uma “limpeza” da dívida do país em1,1 mil milhões de dólares norte americanos

A importantíssima indústria do turismo de natureza nas Ilhas Galápagos, que sustenta cerca de 90% da população local, está a revelar sinais de recuperação à medida que um novo ímpeto é colocado nos esforços de conservação, encapsulado pela recente decisão de expandir a área de reserva marinha em redor do arquipélago.

As Ilhas Galápagos, Património Natural da Unesco desde 1978, voltam assim, aos holofotes internacionais num momento em que a economia do Equador se encontrava em frangalhos com a pandemia de Covid-19.

O número de visitantes caiu de um recorde de 276000 em 2018 para 72000 no ano passado, de acordo com números oficiais, desconhecendo-se ainda os dados de 2019 e 2021, em que há uma convicção generalizada de que até há pouco tempo tudo piorou e ainda houve menos turistas

Agora, com mais de 92% da população vacinada, o arquipélago quer virar a página e há algum optimismo, já que até Outubro de 2021, o arquipélago recebeu 83 mil visitantes, 38,9% dos quais estrangeiros.

“Aos poucos o mercado externo está a voltar ao país”, disse à Efe Ana Moya, directora do Finch Bay, resort turístico do arquipélago.

O naturalista Pablo Ribadeneira destaca os diferentes tipos de habitats da Ilha de Santa Cruz.

“Na zona costeira predominam as florestas de cactos cinzentos; depois de 300 metros a área de transição húmida com vegetação densa de até 15 metros, a área de alimentação das tartarugas”, disse.

O arquipélago, composto por 19 ilhas, é o lar de mais de 7000 espécies nativas, cerca de 95% das quais são exclusivas das ilhas, incluindo a emblemática tartaruga de Galápagos. In “Jornal Tribuna de Macau” – Macau com “Agências internacionais”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário