Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Macau – Após 78 dias sem novos casos, confirmado o 78.º caso de covid-19, o primeiro da variante Ómicron

O caso de infecção assintomática do passado dia 26 de Dezembro passou a ser classificado como caso de infecção e a contar para as estatísticas.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus informou ontem que foi registado um caso confirmado importado em Macau. Depois de se encontrar assintomático, o doente passou a apresentar sintomas relevantes pelo que foi classificado como 78.º caso confirmado em Macau.

Após o teste de sequenciação do genoma do vírus, foi confirmado que o doente está infectado com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, o primeiro caso no território.

Recorde-se que o caso foi diagnosticado num homem de 23 anos, residente de Macau, que partiu dos Estados Unidos da América no dia 23 de Dezembro e chegou a Macau via Singapura no dia de Natal.

À chegada, foi submetido a um teste de ácido nucleico por amostragem de zaragatoa nasofaríngea que deu resultado positivo para o coronavírus, e foi classificado como assintomático. O indivíduo, no entanto, manifestou ontem sintomas como tosse e expectoração.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus afirmou que a variante Ómicron do novo tipo de coronavírus é mais infecciosa do que a variante Delta e apelou aos residentes de Macau no exterior para seguirem o princípio de “viajar só se for estritamente necessário”, de forma a minimizar as viagens desnecessárias. In “Ponto Final” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário