Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Japão – Apoia formação de jornalistas na cobertura política e de eleições em Timor-Leste


Díli – A Embaixada do Japão disponibilizou 50 mil dólares americanos para a formação de jornalistas nas áreas de cobertura de assuntos políticos e eleições.

A iniciativa será implementada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Conselho de Imprensa (CI), que celebraram um acordo para a implementação do projeto “Covid – Eleições Resilientes em Timor-Leste” (CORE-TL).

A Chefe Adjunta da Missão da Embaixada nipónica em Timor-Leste, Kazumi Yamada, explicou que o apoio tem como objetivo ajudar os eleitores a estarem informados e a fazerem boas escolhas.

Já a Representante do PNUD, Munchtuya Antagerel, disse que, tendo em conta a crise provocada pela covid-19, o acesso a informação é um elemento crítico para eleições de sucesso e seguras.

“A comunicação social é o quarto pilar da democracia. O PNUD, em parceria com entidades do Governo, apoia a formação dos jornalistas”, afirmou a representante do PNUD, no âmbito da celebração do acordo, em Kintál Boot, Díli.

Os jornalistas vão receber formação sobre jornalismo da paz, política inclusiva, a forma responsável como se produzem reportagens e resiliência em tempos de covid-19. Pretende-se que o público tenha acesso à perspetiva dos diferentes partidos políticos através dos órgãos da comunicação social e a informações adequadas.

A representante sublinhou ainda que o PNUD e o CI vão desenvolver um manual para a cobertura jornalística das eleições no país.

O Diretor-Executivo do CI, Rigoberto Monteiro, explicou que o guia elaborado pelas duas entidades abordará as questões das reportagens nas eleições e os mecanismos de autorregulação de assuntos específicos, como a igualdade de género e ambiente.

O responsável considera que o manual vai ajudar os jornalistas na prevenção de conflitos durante as campanhas e nas eleições.

Agradeceu ainda ao PNUD a formação e o apoio financeiro do povo japonês para o projeto CORE-TL. Jesuína Xavier – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário