Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Moçambique - UNESCO distingue iniciativa Girl Move


Foi atribuído na 4ª feira (8) o Prémio da UNESCO para a "Educação de Raparigas e Mulheres 2021" à Girl MOVE Academy, uma instituição moçambicana baseada em Nampula, que se distingue pelos seus modelos inovadores de educação para ampliar o talento, aumentar a igualdade de género e promover a transformação sustentável, capacitando raparigas e jovens mulheres para se tornarem agentes de mudança da próxima geração.

O acto de entrega foi formalizado pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, numa cerimónia de contou ainda com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; de Membros do Governo, do corpo diplomático, representantes de Organizações das Nações Unidas, do Sector Privado e da Sociedade Civil.

Segundo revela uma nota da Girl Move, “este Prémio significa não só um reconhecimento da metodologia da organizacão mas também é para nós uma responsabilização do impacto daquilo que estamos a fazer, assim como daquilo que ainda podemos fazer. Este é o momento para aumentarmos o impacto da Girl MOVE dentro de Moçambique e multiplicar o nosso exemplo de Moçambique para o mundo, para que outras jovens se possam rever, unir-se e juntas transformarmos Moçambique e o mundo”.

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) tem prestado o seu apoio à Girl Move, através nomeadamente do investimento em Bolsas de formação para o Programa CHANGE da Girl MOVE Academy; e para o programa de liderança e inovação social, o qual se direcciona a jovens mulheres entre 20 e 30 anos, licenciadas ou mestres, e promove uma nova geração de jovens mulheres líderes e agentes de mudança em prol do desenvolvimento sustentável. Este facto torna o BCI parceiro privilegiado desta organização.

Refira-se que o Prémio da UNESCO para a “Educação de Raparigas e Mulheres 2021” foi criado com o objectivo de homenagear contribuições notáveis e inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de raparigas e mulheres. In “Olá Moçambique” - Moçambique


 

Sem comentários:

Enviar um comentário