Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Casamansa - Pronta para enfrentar a ameaça do colonizador


O povo da Casamansa deve estar preparado para enfrentar a ameaça à segurança na Casamansa e na sub-região.

O Senegal há anos que representa ameaças expansionistas perigosas, certas, diretas e indiretas, em Casamansa, Gâmbia, Guiné-Bissau e Guiné Conakry. Teremos que fortalecer as capacidades das frentes internas para frustrar todas as conspirações inimigas e campanhas tendenciosas na mídia visando a Casamansa e a região.

Além disso, somos obrigados a fazê-lo porque o nosso país, Casamansa, tem obrigações regionais impostas pelo seu papel central, além das suas posições de princípio inalteráveis ​​de apoio a todas as causas justas, como a sua participação ativa na luta pela independência da Guiné-Bissau.

A determinação dos jovens da Casamansa, do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa e do povo da Casamansa para superar todos os perigos e constrangimentos é mais necessária do que nunca.

Investiremos todos os dias nas capacidades do povo da Casamansa para enfrentar todas as provas que visam minar a unidade do povo e, além disso, na sincera, justa e corajosa orientação de independência nacional adoptada pelas nobres autoridades da Casamansa desde as colonizações portuguesa e francesa.

O combate a estes planos hostis dirigidos ao nosso país implica a necessidade de o nosso povo estar ciente dos desígnios ulteriores que o Senegal pretende realizar e, consequentemente, a sua mobilização em torno da independência para os frustrar.

O povo da Casamansa poderá derrotá-los, como tem conseguido sempre que os colonos europeus e seus parceiros tentaram fazer mal ao nosso país.

Juntos enfrentaremos os desafios e as questões e venceremos esta etapa crucial que atravessa o nosso país, da mesma forma que acreditamos plenamente nas suas capacidades de dar o seu contributo e o seu compromisso positivo e real com o sucesso.

A Casamansa avançará no caminho de construir os alicerces de uma nova Casamansa independente, à qual aspiraram gerações e gerações que juraram seguir os passos dos seus antepassados, homens fiéis, que fizeram o sacrifício supremo pelo seu povo e seu país, Casamansa. Emile Tendeng – Casamansa in “Le Journal du Pays”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário