São
Paulo – O documento “Economia Brasileira: 2021-2022”, da Confederação Nacional
da Indústria (CNI), prevê um crescimento de 1,2% para a economia do Brasil em
2022, mas faz uma ressalva: para que esse número modesto seja alcançado, é
preciso que sejam superados alguns problemas conjunturais, como inflação,
emprego e normalização das cadeias globais de valor a partir do segundo
semestre de 2022.
Em
outras palavras: é fundamental que seja reduzido o chamado custo Brasil, expressão
que define um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas
e econômicas que atrapalham o crescimento do País, influenciando negativamente
o ambiente de negócios, além de encarecer os preços dos produtos nacionais e
custos de logística, comprometer investimentos e contribuir para uma excessiva
carga tributária. A estimativa é que o custo Brasil retire R$ 1,5 trilhão por
ano das empresas instaladas no País, representando 20,5% do Produto Interno
Bruto (PIB).
Para
superar esses gigantescos obstáculos, a CNI defende que seja aprovada pelo
Congresso a PEC 110, que propõe uma reforma tributária que vai eliminar as
distorções e simplificar a tributação sobre o consumo. Ao mesmo tempo, alerta
para a necessidade de que sejam aplicados altos recursos em infraestrutura,
lembrando que, com custos competitivos, o País poderá receber investimentos de
empresas que querem diversificar a rede de fornecedores. Se nada disso ocorrer,
a previsão da CNI para a expansão do PIB em 2022 cai para 0,3%. A expectativa é
que, na segunda metade de 2022, quando a recuperação de serviços estiver
próxima do nível de pré-pandemia, a atividade industrial esteja mais aquecida.
A
longo prazo, espera-se que sejam realizadas as grandes obras previstas para a
modernização e ampliação da infraestrutura nacional. Entre essas grandes obras,
está a construção de um túnel para a ligação seca entre os municípios de Santos
e Guarujá, no Estado de São Paulo, uma promessa que começa a ultrapassar a
marca de um século sem que tenha saído do papel. A previsão é que o edital seja
lançado no terceiro trimestre de 2022, com leilão programado para o quarto
trimestre de 2022.
O
túnel terá extensão total de 1500 metros, com a parte submersa medindo 800
metros. A implantação tem custo estimado em R$ 4 bilhões. O projeto prevê
fluxos de veículos leves e de carga; pedestres, bicicletas e do veículo leve
sobre trilho (VLT). Segundo o governo, entre os objetivos do empreendimento,
estão a maior segurança para as operações de tráfego das embarcações,
mobilidade urbana e operacional entre as margens do porto de Santos, e a
redução das interferências de navegação no canal do porto.
O
Ministério da Infraestrutura (Minfra) prevê que deve ir a leilão em 2022 um terminal
no porto de Rio Grande-RS voltado para movimentação e armazenagem de granéis
sólidos vegetais, que exigirá investimentos de R$ 41,2 milhões. Também deverá
ir a leilão um terminal no porto de Paranaguá-PR, destinado a granéis sólidos
minerais, com previsão de investimento de R$ 172,5 milhões. Um terminal
graneleiro de São Francisco do Sul-SC também entrou na carteira do Programa de
Parceria de Investimentos (PPI), do Minfra, que prevê uma injeção de R$ 60 milhões
na área. O PPI aprovou ainda a relicitação do aeroporto de São Gonçalo do
Amarante, localizado no Rio Grande do Norte, com planos de realizar o leilão no
primeiro trimestre de 2022, e investimentos estimados em R$ 308,9 milhões. Por
fim, o PPI deu aval à relicitação da Autovia Fluminense (BR-101/RJ).
Obviamente,
a aplicação de recursos na modernização e ampliação da infraestrutura, na
prática, pouco resultará no desempenho do PIB em 2022, exceto que o início
dessas grandes obras significará um estímulo para aqueles setores da iniciativa
privada que hoje hesitam em aumentar os seus investimentos no País. Liana Martinelli
- Brasil
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Liana
Lourenço Martinelli, advogada, pós-graduada em Gestão de Negócios
e Comércio Internacional, é gerente de Relações Institucionais do Grupo Fiorde,
constituído pelas empresas Fiorde Logística Internacional, FTA Transportes e
Armazéns Gerais e Barter Comércio Internacional. E-mail: fiorde@fiorde.com.br.
Site: www.fiorde.com.br
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