Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Croácia - Estudantes da Universidade de Zagreb descobriram uma nova espécie de gafanhoto pigmeu no Peru


Foi durante uma pesquisa no sítio iNaturalist que um grupo de estudantes da Universidade de Zagreb encontrou a fotografia de um gafanhoto com umas cores vivas e uma forma que o distinguiam das espécies já conhecidas. Ao entrarem em contacto com o fotógrafo e cientista Roberto Sindaco, o grupo decidiu estudar melhor este animal.

“Esta espécie é claramente diferente de todas as suas congéneres pela morfologia e coloração”, explicam os autores no estudo, agora publicado no Journal of Orthoptera Research. Na análise, esta é comparada a outras semelhantes que se encontram na mesma área, como a Scaria hamata, a Scaria lineata e a Scaria maculata.

É raro uma espécie ser identificada apenas através de fotografias, e neste caso, o grupo não teve ainda essa possibilidade. É reconhecida, por isso, como uma espécie “sem nome do género Scaria“, que foi descoberta em agosto de 2008 numa floresta tropical em Yambrasbamba, no Peru. Nesse período foram vistos dois espécimes do sexo masculino e feminino (os fotografados), mas como não voltaram a ser avistados, isso está a dificultar a sua nomeação.

Sabe-se que é um gafanhoto pigmeu da família Tetrigidae, da subfamília Batrachideinae e do género Scaria. Existem algumas diferenças que distinguem a fêmea do macho, nomeadamente o tamanho da distância vértice dos olhos e a cor das pernas e do tórax. In “Green Savers Sapo” - Portugal


 

Sem comentários:

Enviar um comentário