Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Moçambique - Mingau enriquecido tira crianças da desnutrição

Projeto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, ensina mulheres na província de Cabo Delgado a prepararem refeições com alimentos locais. A província possui a maior taxa de desnutrição entre crianças até aos cinco anos no país, até agora, 6 mil mulheres já participaram no projeto

As mulheres em Cabo Delgado, norte de Moçambique, estão a receber ensinamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, para melhorarem as condições nutricionais das comunidades na região.

O preparo de um mingau enriquecido está a salvar a vida de crianças recém-nascidas e de até cinco anos, enquanto a província do norte do país tem as maiores taxas de desnutrição nessa faixa etária no país.

Alimentação

A refeição que ajuda a melhorar o nível da alimentação dos menores leva farinha de moringa, sal e manteiga de amendoim, e pode incluir ovo e açúcar.

Com o programa, as mulheres também aprendem mais sobre nutrição, práticas de higiene e receitas com alimentos locais. Os aprendizados ajudam a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Com sementes de hortaliças e ferramentas agrícolas distribuídas pelo projeto, as mulheres plantam hortas caseiras, sendo capazes de preparar refeições mais nutritivas. Muitas participantes aprenderam a produzir alimentos pela primeira vez. 

As participantes dos ensinamentos são encorajadas a levar o conhecimento para as suas famílias e vizinhos, ampliando a adoção das boas práticas. 

Resposta

Desde o início deste projeto, 6 mil mulheres participaram nas sessões de educação nutricional. Em pouco tempo, a FAO observou que a diversificação alimentar e hortas caseiras melhoraram, ajudando a reduzir a desnutrição na comunidade.

O ciclone Kenneth, em abril de 2019, a intensificação de ataques de grupos armados e a pandemia de Covid-19 agravaram a situação em Cabo Delgado nos últimos anos.

De acordo com a FAO, estima-se que o conflito resultou numa queda de 30% na produção agrícola em comparação com a temporada anterior. 

Além disso, Cabo Delgado é a província com a maior população em insegurança alimentar aguda, em Moçambique.

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, a FAO forneceu crédito para 14 mil famílias comprarem sementes de cereais e vegetais e ferramentas agrícolas, garantindo que as pessoas afetadas possam produzir os seus próprios alimentos. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário