Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Alemanha - Investigadores criam novo objeto para evitar a captura acidental de espécies na pesca


Durante a pesca, muitas vezes são capturados acidentalmente golfinhos, botos, baleias ou tartarugas marinhas, que ficam agarrados às redes e acabam por morrer. No sentido de impedir e travar esta ameaça recorrente, uma equipa do Instituto Thünen para a Pesca no Mar Báltico, na Alemanha, decidiu criar uma solução.

No âmbito do projeto STELLA, a estudante de doutoramento Isabella Kratzer procuro criar um objeto que funcionasse na arte de pesca de esmalhar, com uma com densidade semelhante à da água do mar – o que não faz peso – e uma refletividade idêntica à das bolhas de ar, que pudesse alertar os botos para a presença das redes. A investigadora criou uma conta em vidro acrílico idêntica a uma missanga, com oito milímetros, que é adicionada em várias partes da rede de pesca. Através da ecolocalização, o animal ao aproximar-se e emitir uma onda sonora vai perceber que está ali um objeto e desviar-se.

Os primeiros testes à solução decorreram no oceano Báltico, junto à ilha de Fyn, e depois no Mar Negro. No primeiro local os testes tiveram um resultado positivo, com os animais a afastarem-se. Já na segunda localização, com a rede equipada foram capturados dois botos. No entanto, o biólogo Daniel Stepputtis, que integra o grupo de investigadores, sugere que a razão pode estar no facto de estarem a dormir.

O principal objetivo é que esta ferramenta impeça a morte destes animais, mas que cumpra na mesma o trabalho dos pescadores, não sendo visível para os peixes. In “Green Savers Sapo” - Portugal


 

Sem comentários:

Enviar um comentário