Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 13 de março de 2024

Timor-Leste e Estados Unidos debatem futuro da cooperação

A cooperação futura entre os Estados Unidos e Timor-Leste dominou ontem o encontro entre a responsável adjunta do gabinete para o Sudeste Asiático do Departamento de Estado e o primeiro-ministro timorense. “É realmente notável o quanto alcançamos a trabalhar juntos, mas estamos a olhar para o futuro para ver o que mais podemos fazer para ajudar a atingir alguns dos objectivos e necessidades de desenvolvimento”, afirmou Melissa Brown aos jornalistas no final do encontro com Xanana Gusmão, no início de uma visita ao país.

A responsável norte-americana, que tem ainda previsto um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, disse também que sai de Timor-Leste “optimista em relação ao futuro”. “Estou entusiasmada com alguns dos novos projectos que temos, relacionados com a água, o saneamento e a educação, e também com alguns programas de nutrição”, disse.

Melissa Brown explicou também que debateu com Xanana Gusmão a adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e como “podem trabalhar juntos”, ao mesmo tempo que analisaram aspectos regionais e globais. “Foi uma conversa muito calorosa e franca”, salientou a responsável daquele gabinete do Departamento de Estado norte-americano.

Brown iniciou ontem uma visita a Timor-Leste, tendo estado já reunida com o chefe da diplomacia timorense, Bendito Freitas, a quem felicitou pela adesão à Organização Mundial do Comércio.

Os Estados Unidos e Timor-Leste assinaram em 2022 um acordo de cooperação até 2027, focado na melhoria das condições de água e saneamento em Díli e arredores e na criação de um centro para formação de professores e responsáveis educativos. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário