Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 19 de março de 2024

Suíça - Horários escolares prejudicam saúde dos adolescentes

Na Suíça, os horários de início das aulas variam bastante entre escolas e cantões. De modo geral, vários estudos demonstraram que aulas que começam muito cedo não estão adaptadas às necessidades fisiológicas dos adolescentes.

Os horários das aulas estão longe de serem uniformes e frequentemente dependem dos transportes escolares. Segundo o programa On en Parle, da emissora RTS, existem diferenças significativas entre cantões e até mesmo entre diferentes escolas dentro de um mesmo cantão.

É entre as crianças mais jovens (4-8 anos) que se encontra a maior variedade de horários escolares. No cantão de Neuchâtel, o horário de início das aulas pode ser às 7h35 ou às 8h15 da manhã. Em Friburgo, algumas aulas começam às 7h40. Em Genebra, há escolas onde a primeira aula do dia começa apenas às 8h45.

As crianças entre 8 e 12 anos muitas vezes precisam de se levantar ainda mais cedo. É o caso em Berna e Neuchâtel, onde o toque que marca o início das aulas frequentemente ressoa às 7h25. Nos cantões de Vaud e do Jura, as aulas começam às 7h30 e, em Friburgo, às 7h40. Os alunos dos cantões de Genebra e do Valais são os que dormem mais: no Valais, aqueles entre 7 e 12 anos jamais começam as aulas antes das 8h da manhã.

Quanto mais velhos, mais cedo nos levantamos

Essa variedade de horários diminui entre os 12 e 15 anos. Nessa idade, todos começam as aulas bem cedo, por volta das 7h30 da manhã. O horário de início varia entre 7h25, em Nauchâtel e em Berna, e 7h40, em Genebra.

Estes horários não estão adaptados às necessidades fisiológicas dos pré-adolescentes e adolescentes, destaca Virginie Bayon, médica no Centro de Investigação e Pesquisa do Sono, da Universidade de Lausanne.

Na sua entrevista ao programa On en Parle, a especialista salientou que, por causa das mudanças hormonais, os adolescentes têm uma tendência natural a deitar-se e a levantar-se mais tarde. A natureza do sono também muda a partir dos 13 anos de idade. Começar a estudar cedo pode causar fadiga, falta de concentração e queda no desempenho escolar.

Apelo à mudança

Pesquisas mostram que iniciar as aulas mais tarde melhora o sono, a concentração e a saúde mental dos jovens na puberdade.

E isso foi comprovado por experiências práticas: em 2020, a escola privada Ardévaz, no cantão do Valais, mudou o horário do início das aulas para 8h55. O seu diretor, Alexandre Moulin, confirma que a alteração trouxe benefícios tanto para os alunos quanto para o corpo docente. Esse é um caminho que vale a pena ser explorado pelas autoridades públicas, principalmente neste momento, no qual a saúde mental dos adolescentes vem se deteriorando desde a pandemia do coronavírus. In “Swissinfo” - Suíça


Sem comentários:

Enviar um comentário