Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 3 de março de 2024

Portugal - A artista franco-cabo-verdiana-marroquina Imane Kamal Idrissi expõe em Lisboa

A artista franco-cabo-verdiana-marroquina Imane Kamal Idrissi expõe pela primeira vez em Portugal. A inauguração da exposição “Paleta da minha Alma” terá lugar no dia 6 de março, pelas 18h00, na Galeria Arte Graça, em Lisboa.


“Paleta da minha Alma” é uma exploração de emoções e conexões culturais através de uma série de obras de arte inovadoras criadas por Imane Kamal Idrissi onde utiliza uma técnica nova e inovadora, envolvendo a sobreposição de várias camadas de plexiglass para criar profundidade e luminosidade excepcionais em cada trabalho. Esta abordagem inovadora proporciona uma experiência visual única e cativante para os espectadores.

“O tema central da exposição é a exploração das emoções humanas universais, refletindo a complexidade da alma humana e as nuances das experiências individuais”, escreve a artista ao LusoJornal. Cada obra convida o espectador a mergulhar num mundo de sensações e reflexões pessoais.

A exposição celebra a rica herança cultural de Marrocos, enquanto destaca as suas semelhanças e ligações com a cultura portuguesa. Com um tema central convergido na celebração da feminilidade e da diversidade multicultural, neste mês dedicado às mulheres, cada peça convida o público a mergulhar num mundo de cores, texturas e emoções.

“A proximidade cultural entre Marrocos e Portugal é uma fonte de inspiração para o meu trabalho e sinto-me comovida por partilhar esta ligação com o público.”

Imane Kamal Idrissi nasceu em 1984 em Casablanca, abraçou as nacionalidades francesa e cabo-verdiana, fundindo assim influências culturais de diferentes regiões do mundo no seu trabalho artístico.

Se o seu talento brilhou especialmente na África austral, Imane escolheu Lisboa como a nova tela para partilhar a sua expressão artística. O seu primeiro trabalho com a sua técnica de sobreposição de várias camadas de plexiglass foi o retrato do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel. Faz agora parte da coleção particular da sua viúva Graça Machel, também a última esposa de Nelson Mandela.

Imane Kamal Idrissi pintou o retrato do Rei de Marrocos e também criou um retrato em forma de medalhão de plexiglass de Karl Lagerfeld, o famoso estilista, que faz parte de uma coleção particular.

O Embaixador de Marrocos e outros “ilustres convidados” estarão presentes na abertura. “O evento promete ser uma celebração vibrante da arte, da cultura e das experiências humanas partilhadas”, afirmou a artista numa nota enviada ao LusoJornal.

Durante a exposição, “eventos especiais serão organizados de acordo com a procura, incluindo o Dia Mundial da Mulher para incentivar uma maior interação entre os espectadores e as obras de arte. Estes eventos incluirão workshops e visitas guiadas, oferecendo uma experiência imersiva e educativa ao público”, explica Imane Kamal Idrissi ao LusoJornal. “O objetivo fundamental da exposição é oferecer uma experiência estética e emocionalmente envolvente que transcende as fronteiras culturais e linguísticas. Através dos trabalhos apresentados procuro transmitir uma mensagem de unidade, compreensão e valorização da diversidade cultural que enriquece o nosso mundo. In “LusoJornal” - França


Sem comentários:

Enviar um comentário