Um novo fresco em perfeito estado de conservação, que conta o mito dos irmãos Helle e Phrixus, surgiu nas escavações que estão a ser realizadas em Pompeia, a cidade romana soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.
A
obra sobre o mito dos irmãos Helle e Phrixus, que escapam da sua madrasta
Beócia nas costas do carneiro de ouro, está localizada na chamada Casa di Leda
em Reggio V, que surpreende pelo luxo e onde, depois de ter sido encontrado o
fresco de ‘Leda e o cisne’ e outro sobre Narciso há alguns anos, as escavações
continuam.
“Um
mito antigo, mas também muito atual: durante a fuga, a jovem Helle caiu ao mar
e afogou-se”, explicou o diretor do parque arqueológico, Gabriel Zuchtriegel,
em conferência de imprensa.
Zuchtriegel
acrescentou que “embora ainda estejam a ser realizados estudos e verificações,
levanta-se a hipótese de que o novo fresco possa ser atribuído à mesma oficina
que funcionou na casa Leda, que continuará a ser assim chamada até que haja
provas que permitam aferir o nome do proprietário".
Nestas
escavações vão surgindo outras divisões da casa de Leda, algumas destas
comunicáveis, e duas novas ‘domus’ (casas romanas) situadas a norte e a sul,
respetivamente.
A
‘domus’ norte é atualmente composta por seis salas com decorações de quarto que
representam natureza morta e imagens de motivos de lagos, explicaram os
arqueólogos na conferência de imprensa.
Num
destes espaços foram encontrados uma escada e um larário, um altar utilizado
pelos romanos, com uma estante de mármore e entre as decorações do quarto que
cobrem as paredes, a pintura mitológica que representa Phrixus e Helle a
fugirem num carneiro de ouro
O
diretor do parque arqueológico explicou que as operações de escavação
atualmente em curso visam restaurar todo o sistema planimétrico da casa Leda e
adquirir dados suficientes para definir as divisões principais das duas ‘domus’
vizinhas a norte e a sul.
Paralelamente,
são realizadas as operações de limpeza dos resíduos vulcânicos das paredes com
frescos, dando-se assim a consolidação da camada superficial e profunda e
iniciando-se a fase de restauro pictórico. In “MadreMedia”
– Portugal com “Lusa”
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