Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 23 de março de 2024

Embaixador do Brasil em Cabo Verde destaca forte proximidade literária entre os dois países

Cidade da Praia - O embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Silva, destacou a proximidade literária “forte” entre os dois países, salientando que a criatividade é a habilidade de imprimir a marca pessoal no mundo funcionando como motor da literatura.


O diplomata falava à imprensa no âmbito da quarta edição do Festival Literário Morabeza - Festa do Livro, que debateu o tema “A criatividade do mundo literário”, no terceiro dia do evento, que decorreu na cidade da Praia.

Asseverou que sempre houve um diálogo entre os dois países, fruto da proximidade entre os vários escritores da região do Nordeste e autores cabo-verdianos.

Colbert Silva disse ver o actual panorama literário com muito optimismo, referindo a proliferação de novos autores e obras que mereceram prémios mundiais pela “qualidade e criatividade” artísticas.

Quanto ao tema escolhido, defendeu que a criatividade é a caraterística que representa o mundo da literatura e a vida em geral, uma vez que possibilita ao escritor criar algo original e imprimir a marca pessoal.

Aos que estão a iniciar na área, aconselhou a acreditar que são capazes de criar a própria história, acreditar em si mesmo, na criatividade e “na habilidade de imprimir a sua autenticidade”.

“Diria aos que estão começando para acreditar no seu potencial, acreditar na sua capacidade criativa e ter uma mente aberta, aberta a processos criativos, porque eu acho ser essa a vertente essencial para que a criatividade aconteça”, avançou.

Presente no encontro, o escritor e poeta cabo-verdiano N’gosi Nelly esclareceu que o objectivo da conversa é estabelecer o diálogo entre a literatura cabo-verdiana e brasileira, usando como ponto de referência o problema da seca e imigração que afecta ambas as regiões.

De acordo com o escritor, dada a região representar a vivência do povo cabo-verdiano, é importante promover um diálogo construtivo e fazer a ligação entre os países.

Durante quatro dias, 19 a 22, o festival reuniu escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia das diferentes especialidades literárias, para discutir a relevância do livro e da literacia no desenvolvimento cultural de um país.

Debates, feira do livro, showcooking, lançamentos de obras, lançamentos de prémios literários, foram algumas das actividades que fizeram parte da programação do festival literário, que decorreu até esta sexta-feira, na cidade da Praia. In Inforpress – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário