Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 9 de março de 2024

Goa - Serviço Arqueológico recebeu três antiguidades apreendidas a contrabandistas

A Direcção de Inteligência de Receitas entregou três antiguidades apreendidas ao Serviço Arqueológico da Índia Goa


Como parte de um programa a nível nacional, 101 antiguidades e manuscritos, apreendidos a contrabandistas, foram entregues à ASI em sete locais do país, incluindo Goa.

Em Goa, a Direcção de Inteligência de Receitas, Zona de Mumbai, entregou três antiguidades – que foram apreendidas a contrabandistas – ao Serviço Arqueológico da Índia (ASI), Goa, numa cerimónia realizada no Museu Dharohar, Pangim, no início desta semana.

As antiguidades foram mantidas em exposição no Dharohar, Museu Nacional da Alfândega e GST, Pangim.

A Ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, compareceu virtualmente ao evento para testemunhar a entrega dos itens apreendidos à ASI.

No museu Dharohar, o Superintendente do museu, Sunil Singh Bisht, entregou as antiguidades ao Arqueólogo Superintendente Assistente, ASI, Goa, Dr. Kishore Raghubans.

Falando no evento, o Comissário Chefe da Zona de Pune, GST Central e Alfândega, Mayank Kumar disse que todas as antiguidades e artefactos apreendidos pela alfândega serão eventualmente entregues à ASI, pois são os guardiões finais de tais itens.

“Existem várias dessas peças ainda sob custódia da DRI, mas os processos judiciais relativos à sua apreensão continuam em curso. Esses itens não podem ser entregues à ASI até que o processo termine”, disse ele.

O Diretor Geral Principal Adicional, Diretoria de Inteligência de Receita, Mumbai, Sunil Kumar Mall, disse que as antiguidades que estavam sendo entregues à ASI Goa foram apreendidas pela DRI Mumbai no ano de 2007.

“Demorou vários anos para concluir os processos judiciais relacionados aos itens apreendidos. As antiguidades foram trazidas para Goa para serem expostas no Museu Dharohar considerando os aspectos de segurança e proteção. Além disso, é também o Museu Nacional da Alfândega e do GST”, Mall.

O Dr. Raghubans disse que as antiguidades permanecerão em exibição pública no Museu Dharohar, embora tenham sido entregues à ASI.

O Comissário do Comissário Central do GST de Goa, Bipin Kumar Upadhyay, também esteve presente na ocasião.

Sobre as três antiguidades

As três antiguidades entregues à ASI são as seguintes:

1. Uma-Mahesh

Este é um ídolo de Uma-Maheshwara sentado. Tanto Shiva quanto Parvati são retratados usando um mukuta.

Parvati é retratada com duas mãos – uma abraçando Shiva , enquanto a outra segura um espelho.

O Shiva de 4 braços é retratado sentado num pedestal de lótus e Parvati está sentada no seu colo. Na mão superior direita há uma flor de lótus e na mão superior esquerda há um trishul.

As suas outras duas mãos são mostradas abraçando a sua consorte. A perna direita de Shiva repousa sobre Nandi e a perna esquerda de Parvati repousa sobre um tigre.

Abaixo do pedestal, duas figuras são mostradas em postura de oração. Dois gandharvas voadores são mostrados no topo.

A Direcção de Inteligência de Receitas deteve a antiguidade em 18 de Março de 2007, no Aeroporto de Mumbai, quando foi feita uma tentativa de exportá-la para Singapura através de correio, descrevendo-a como “artigo decorativo para casa”.

2. Lord Ganesha de oito mãos

Este é um ídolo de Lord Ganesha de 8 mãos em postura de dança. Sua dança cósmica está relacionada ao ciclo perpétuo de criação e destruição, denominado samsara , que define o universo, do qual os humanos procuram escapar.

Lord Ganesha é mostrado com as pernas apoiadas em um padmapitha colocado acima de um pedestal pancha ratha de duas camadas. Ele usa jatamukuta, hara e outros ornamentos.

Uma pequena cobra também é retratada perto de seu ombro direito.

Alguns dos atributos de Ganesha podem ser identificados como abhaya mudra, parasu, gajahasta, mulaka e modaka patra.

Esta antiguidade foi apreendida em 18 de março de 2007 pela DRI no Aeroporto de Mumbai, quando foi descrita como um 'artigo decorativo para casa' e tentou ser exportada para Singapura numa remessa de correio.

3. Deusa Parvati com seus filhos, Ganesha e Kartikeyan

Este é um ídolo da divindade de quatro mãos, Lalita, uma das formas da Deusa Parvati, adorada principalmente no leste da Índia.

É elogiado de muitas maneiras no Brahmanda Purana, no Devi Bhagavata Purana, no Agni Purana e no Padma Purana.

A divindade fica num assento de lótus de pétalas duplas, colocado num pedestal sapta ratha em pose de samapada. Ela segura um bastão de colírio na mão superior direita e a mão inferior direita mostra varada mudra com uma fruta na palma da mão.

A mão superior esquerda segura um espelho e a inferior repousa sobre a cabeça de Kartikeya. Ela é ricamente adornada com ornamentos e upavita. Ela está enfeitada com jatamukuta. A imagem mostra um rosto lindo e sorridente com sublimidade serena.

A divindade está acompanhada por seus filhos Ganesha e Kartikeya em ambos os lados. Ganesha segura parasu na mão direita e modaka patra na esquerda, enquanto Kartikeya segura vana na mão direita e sua mão esquerda está na postura katyavalambita.

Esta antiguidade foi apreendida no ano de 2007 pela DRI em Chakala, em Mumbai, nas instalações municipais de uma empresa de correio. Tentativas estavam sendo feitas para exportá-lo via modo aéreo. In “Gomantak Times” - Goa


Sem comentários:

Enviar um comentário