Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 2 de março de 2024

Cabo Verde - Mário Lúcio e orquestra da Gulbenkian juntos em novo álbum “Cretcheu”

“Cretcheu” é o título do novo álbum discográfico do autor/compositor e intérprete Mário Lúcio, que conta com a participação do prestigiado Coro e Orquestra Gulbenkian, Portugal. O trabalho foi lançado esta sexta-feira, 1 de Março, nas plataformas digitais, mas está disponíbel em CD e vinil, também


O disco, também disponível em CD e vinil, será apresentado em Cabo Verde na segunda fase da tour ML 60 (60 anos), que decorrerá em Maio, conforme avançou a assessoria do artista.

O álbum traz dez temas, cinco do autor e cinco mornas que ele intitula de “ícones”, dos compositores Abílio Duarte, Eugénio Tavares, B. Leza, Djirga e Ano Nobo.

“Cretcheu”, que entrelaça as sonoridades de Mário Lúcio com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, é fruto de um encontro entre o artista cabo-verdiano e uma das mais prestigiadas orquestras europeias – a Gulbenkian – que resultou em dois concertos realizados em Lisboa na Grande Sala da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 8 e 9 de Junho de 2022. O trabalho está agora assim disponível ao público do mundo inteiro.

Enlace e confluência entre o tradicional e o sinfónico

“Esteticamente, projectei este disco de modo a que o ambiente, a toada e o sentimento da minha música, a tradicional e a autoral, encontrassem a música do Outro. A minha música vem de muitas músicas, muitas músicas têm também da minha. A proposta não é trazer a música tradicional, ou popular, para o ambiente sinfónico, nem o inverso, mas, sim, conseguir uma confluência, um enlace”, estiliza Mário Lúcio sobre a génese deste trabalho.

Reconhecido como um dos grandes compositores de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa está a celebrar 60 anos com um tour mundial, tendo já actuado no Tarrafal, sua terra natal, onde deu o pontapé de saída, seguindo-se Praia, Mindelo, entre outros destinos e palcos, que tem vindo a pisar ao longo dos últimos anos, num encontro de sons e culturas que tanto tem privilegiado.

O seu portfólio como artista musical e escritor é imenso e marcado por uma carreira de sucesso. Gisela Coelho – Cabo Verde in “A Nação”


Sem comentários:

Enviar um comentário