Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de março de 2024

Equador - Vulcão entra em erupção na ilha de Galápagos, onde foi encontrada a última 'fantástica tartaruga gigante' conhecida

Fernanda, uma tartaruga solitária, foi descoberta em Fernandina em 2019 e agora está fadada a tornar-se um fim da sua espécie


Um vulcão entrou em erupção numa ilha das Galápagos onde foi descoberta a última sobrevivente conhecida de uma espécie de tartaruga gigante.

O vulcão La Cumbre, na ilha Fernandina, começou a entrar em erupção na noite de sábado, iluminando o céu noturno enquanto a lava caía pelas laterais em direção ao mar.

Fernandina era o lar de Fernanda, uma tartaruga gigante fêmea solitária que foi descoberta vivendo numa mancha de vegetação isolada na ilha em 2019.

Autoridades do Instituto Geofísico do Equador disseram que esta pode ser a maior erupção que La Cumbre já viu desde 2017. O vulcão de 1476 metros entrou em erupção pela última vez em 2020.

O vulcão La Cumbre é um dos mais ativos da cadeia de ilhas Galápagos, famoso em todo o mundo por ajudar o cientista britânico do século XIX, Charles Darwin, a desenvolver a sua teoria da evolução.

A vida selvagem da ilha será afetada?

Não há humanos vivendo na ilha, que abriga várias espécies, incluindo iguanas, pinguins e biguás que não voam.

Uma pessoa que esteve particularmente perto da erupção no dia 3 de março foi o Dr. Jorge Carrión, diretor de conservação da Galápagos Conservancy, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA dedicada à proteção e restauração das Ilhas Galápagos.

Durante uma missão de conservação no Vulcão Wolf, na ilha vizinha de Isabella, ele testemunhou colunas de gás e cinzas subindo para o céu noturno acima de Fernandina.

“A atual erupção do Vulcão La Cumbre, embora não represente uma ameaça imediata significativa para qualquer vida selvagem de Galápagos, serve como um forte lembrete da constante atividade vulcânica que moldou estas ilhas ao longo de milhões de anos e ainda pode ocasionalmente colocar espécies em perigo”, disse o Galápagos. A Conservancy escreve no seu sítio.

Fernanda, a tartaruga gigante, foi realocada após a sua descoberta. Ela está atualmente alojada no Centro de Criação de Tartarugas Gigantes em Santa Cruz, disse a tutela em dezembro.

Uma missão em grande escala para encontrar um companheiro macho para a tartaruga fêmea em Fernandina revelou-se até agora infrutífera. Infelizmente, Fernanda parece fadada a tornar-se um fim da sua espécie. Euronews.green





Sem comentários:

Enviar um comentário