Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 24 de março de 2024

Eswatini - Artistas moçambicanos participam no Festival Makoti

Tchakaze e o Grupo Tufo da Mafala participam, em Abril próximo, no Festival Makoti, no reino de e-Swatini. Os artistas prometem dar o melhor de si para representar o país.


Pela segunda vez consecutiva, artistas moçambicanos irão desfilar no Festival Makoti, evento internacional que vai juntar, no mesmo espaço, músicos, estilistas e profissionais ligados à gastronomia

Tchakaze promete não fugir à regra nem ao tema. A artista leva a Eswatini o alcance da sua voz na luta pela defesa dos direitos da mulher, que afinal, condiz com o significado do Makoti.

“Participar do Festival Makoti vai ser um prazer. Vou carregar comigo ritmos tradicionais, para além das mensagens que já falam e são contra qualquer tipo de violência, então esperem muita energia” prometeu.

O experiente grupo de canto e dança Tufo da Mafalala, que já se exibiu em vários eventos internacionais na Argélia, Brasil e África do Sul entre outros, promete deixar de lado a idade quando o assunto – é enaltecer a cultura moçambicana. “Nós somos velhas, mas quando o assunto é dança, somos boas dançarinas” falou a representante do grupo.

Por sua vez, os anfitriões do Makoti elogiam a diversidade cultural moçambicana, que, segundo os mesmos, tem muito em comum com Eswatini. Ilka Penboy, organizador do Makoti trouxe consigo uma comitiva que inclui uma poetisa e uma estilista residentes do festival, em suas palavras, disse: “Nós definitivamente apreciamos a hospitalidade moçambicana e convidámo-los porque amamos a sua cultura. A distância entre fronteiras existe, mas nós queremos compartilhar culturas e abraçá-las”.

Makoti é um evento familiar e vai decorrer a 27 de Abril nas montanhosas zonas do reino do Eswatini onde Moçambique terá um “stand” para exposição de mais produtos. In “O País” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário