Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 20 de março de 2024

Alemanha - Exposição de artes plásticas promove a cultura angolana

A cidade de Hamburgo, na Alemanha tem patente desde domingo, na Forta Bildungsakademie der Ärztkammer, uma exposição denominada “Angola: Arte, Cultura e Turismo”, que celebra a rica diversidade cultural e destaca o potencial turístico do país


A amostra estender-se-á até ao dia 16 de Junho deste ano, uma iniciativa do Instituto de Fomento ao Turismo (INFOTUR), em colaboração com a presidente da associação angolana "Verstehen-Compreendo Angola”, Sandra Sabrowsky.

Um destaque especial da exposição são os cestos artesanais de Angola, meticulosamente produzidos à mão, que adicionam uma dimensão tangível à riqueza cultural do país.

As obras expostas pertencem à colecção privada de Sandra Sabrowsky que apresentou e deu explicações aos visitantes que tiveram a oportunidade de apreciar o talento de pintores renomados como Álvaro Macieira, Oksana Dias e Ginga Artimista, uma verdadeira homenagem à arte angolana.

A coleccionadora em declarações, ontem, ao Jornal de Angola acrescentou que além da exposição inclui "preciosidades literárias” de escritores angolanos consagrados, como Pepetela, António Agostinho Neto e Uanhenga Xitu.

Para Sandra Sabrowsky, esta exposição não apenas encanta os amantes da arte, mas também desempenha um papel fundamental na divulgação do potencial turístico de Angola. Em sintonia com a missão do INFOTUR, disse, a exposição visa atrair o interesse dos visitantes para as maravilhas que o país tem a oferecer aos turistas estrangeiros.

A exposição, frisou, também oferece uma visão fascinante da região do Okavango, porque enquanto empresária, é uma das empreendedoras comprometidas com o desenvolvimento do turismo nessa região.

Os visitantes, detalhou, têm a oportunidade de aceder a uma resenha detalhada sobre a vila do Mucusso, no Cuando Cubango, destacando o seu potencial turístico único. A experiência da exposição, sublinhou, é enriquecida ainda mais pela exibição dos filmes da campanha "Juntos e todos pelo Turismo” e pelo hino oficial do Okavango, lançado oficialmente em 17 de Janeiro de 2024. "Essas adições proporcionam aos visitantes uma imersão completa na cultura e na paisagem do Okavango, incentivando-os a explorar essa região fascinante” revelou Sandra Sabrowsky.

A nossa interlocutora reforçou ainda que "Angola Verstehen-Compreendo Angola” pretende continuar a celebrar a arte, cultura e turismo, por fortalecer os laços entre Angola e a Alemanha, ao mesmo tempo em que inspira viajantes a embarcar numa jornada de descoberta por este país vibrante e acolhedor.

Ao concluir a conversa online disse que a exposição "Angola: Arte, Cultura e Turismo” é uma oportunidade imperdível para mergulhar na riqueza cultural de Angola e descobrir o seu potencial turístico, tradições e a riqueza do seu povo. Analtino Santos – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário