Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 6 de março de 2024

Angola - Exposição “África é Mulher” retrata o género feminino

A exposição colectiva intitulada “África é Mulher”, enquadrada na oitava edição do projecto LiterArte, vai ser inaugurada, quinta- feira, a partir das 18h00, no Hotel Fórum, em Luanda


De acordo com a mentora do projecto, Alzira Simões, em declarações, ao Jornal de Angola, a exposição serve para homenagear as mulheres pelo contributo dado à sociedade nos mais variados domínios do saber.

A amostra, explicou, foi inspirada num poema da autoria da escritora Bel Neto. Para esta edição, frisou, vão participar um total de 14 artistas, todas do género feminino. O LiterArte, assegurou, pretende dedicar esta exposição colectiva a todas as mulheres, por ser um mês dedicado a elas. Alzira Simões referiu que cada artista vai fazer parte da exposição com apenas uma criação, totalizando 14 obras em telas e esculturas.

A mentora do projecto revelou que a oitava edição conta com um leque bastante variado e representativo das diferentes gerações de artistas femininas, com destaque para Tânia Ana, Silva Vaz, Renata Cadete, Dyú-Arte, Helena Garcia, Laysa Marques, Imanni da Silva, Isabel Apolinário, Letícia Nguizani, Maria Brandão, Mariana Kumenda, Oksanna Dias, Raquel Vaz, e a própria Alzira Simões, mentora do LiterArte, que também se desafiou a pintar um quadro.

Alzira Simões ressaltou que o projecto LiterArte foi pensado com o objectivo de aliar a literatura e a poesia de autores específicos às mais diversas artes plásticas nas múltiplas vertentes, desde a pintura, escultura e o spoken Word.

A curadora realçou que a exposição "África é Mulher”, não é apenas um espaço para dar a conhecer o potencial artístico das artistas. Porém, o projecto  LiterArte visa essencialmente, a troca de experiências, a promoção de debates sobre os mais variados assuntos ligados às artes, bem como a realização de oficinas. Armindo Canda – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário