Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 22 de março de 2024

Portugal - Lançamento do livro e sessão de “stórias” com Adriano Reis celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias

Lisboa – O Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, será palco, este sábado, 23, de um evento cultural, onde a tradição oral cabo-verdiana e a celebração da literatura se encontram para homenagear o Dia Internacional do Contador de Histórias.


De acordo com a programação do CCCV, no âmbito da comemoração de “Março, Mês da Mulher”, o autor cabo-verdiano Adriano Reis, estará a lançar o seu mais recente livro, intitulado “Cidade Velha - Solera Porta ku Nôs Géntis Grándi – 1ª Jornada”.

Depois do lançamento da obra, que promete transportar os leitores para os recantos históricos e míticos da Cidade Velha, “mergulhando nas profundezas das estórias e lendas que permeiam as ruas e becos da antiga capital”, a vez será para uma sessão de “stórias” e lendas de Cabo Verde, com Adriano Reis e convidados.

Adriano Reis, nascido na ilha de Santo Antão, traz consigo uma bagagem cultural rica, enraizada nas tradições e vivências da sua terra natal. Desde tenra idade, absorveu as estórias contadas pelos mais velhos, um legado que agora partilha com o mundo através da sua escrita e das suas múltiplas actividades culturais.

Além do lançamento do livro, o evento contará com uma emocionante sessão de estórias e lendas de Cabo Verde, conduzida pelo próprio Adriano Reis e convidados especiais. Os presentes terão a oportunidade única de mergulhar no mundo encantado da oralidade cabo-verdiana, onde as palavras ganham vida e os mitos se entrelaçam com a realidade.

Adriano Reis que diz ser um “filho da ilha de Santo Antão” que nasceu em Luanda, Angola, “por um acaso”, com um ano de idade, os seus pais, Tonaya e Txikou, voltaram à ilha e escolheram a Vila de Porto Novo para viverem e trabalharem.

O autor, cujo trabalho se estende para além da literatura, é reconhecido internacionalmente como um mestre contador de estórias e um defensor da cultura cabo-verdiana, tendo uma carreira diversificada que abarca desde o teatro até à formação cultural.

O lançamento do livro “Cidade Velha - Solera Porta ku Nôs Géntis Grándi – 1ª Jornada” e sessão de “stórias” e lendas de Cabo Verde com Adriano Reis e convidados, por ocasião do Dia Internacional do Contador de Histórias, estão agendados para às 16:00 (15:00 em Cabo Verde).

O Dia Internacional do Contador de História é assinalado a 20 de Março e foi criada na Suécia, em 1991, para reunir os contadores e incentivar a actividade no mundo todo. In “Inforpress” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário