Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 17 de março de 2024

Timor-Leste - Lança aplicação para coordenar apoio a crianças vulneráveis

A “Primero”, já utilizada em seis outros países da sub-região, foi implementada com o apoio da Unicef, Governo da Austrália e da cooperação norte-americana


O Ministério da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste lançou, com o apoio da Unicef, uma aplicação para ajudar os prestadores de serviços sociais a coordenar o apoio crítico a crianças vulneráveis.

Em comunicado conjunto, divulgado à imprensa esta sexta-feira, o Governo timorense e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) referem que a aplicação, denominada “Primero”, será a “espinha dorsal da prática nacional de serviço social de proteção da criança em Timor-Leste”.

A “Primero”, já utilizada em seis outros países da sub-região, foi implementada com o apoio da Unicef, Governo da Austrália e da cooperação norte-americana.

Segundo a ministra da Solidariedade Social e Inclusão, Verónica das Dores, a aplicação é um “marco alcançado pelo Governo para fortalecer o sistema de proteção à criança em qualquer ambiente”.

A ministra explicou que, com a aplicação, os Oficiais de Proteção à Criança vão conseguir dar um “acompanhamento robusto e oportuno”.

“Sem sistemas sólidos e eficientes de gestão de casos e de encaminhamento no país, muitas crianças que enfrentaram violência e abuso continuarão a ser ignoradas”, disse o representante da Unicef em Timor-Leste, Bilal Durrani.

O representante da Unicef felicitou também as autoridades timorenses pelo lançamento de uma aplicação que vai “prevenir e responder a episódios de violência, abuso e práticas prejudiciais”.

Segundo o comunicado, a prevalência da violência contra as crianças é “elevada em Timor-Leste”.

As crianças são também vulneráveis a práticas prejudiciais, incluindo o trabalho infantil, a disciplina violenta e o casamento precoce”, devido, essencialmente, a fatores socioeconómicos, acrescenta o documento. In “Contacto” – Luxemburgo com “Lusa”


Sem comentários:

Enviar um comentário