Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 12 de março de 2024

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reforça compromisso com igualdade de género

A ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, discursou representando as nove nações do bloco lusófono na 68ª Sessão da CSW, destacou o combate à pobreza e à fome como desafios urgentes e a importância do investimento na igualdade de género para o desenvolvimento sustentável


A ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, esteve na abertura da 68ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW, e falou em nome dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

No seu discurso, a representante reiterou o seu compromisso com a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Juntos, os Estados-membros da CPLP reúnem uma população de mais de 260 milhões de pessoas.

Combater a pobreza e a fome

Cida Gonçalves enfatizou que o combate à pobreza e à fome, bem como o fortalecimento das instituições, são desafios urgentes enfrentados por todos os países-membros da comunidade lusófona. A pobreza foi identificada como um obstáculo significativo para o desenvolvimento e uma fonte de desigualdade de género, afetando especialmente as mulheres em todo o mundo.

Ela ainda endossou as recomendações do secretário-geral da ONU para ações coletivas mais vigorosas na eliminação da pobreza e da fome entre mulheres e meninas. A ministra brasileira também enfatizou a importância de criar um ambiente favorável ao financiamento de iniciativas relacionadas à igualdade de género.

Investimento na igualdade de género

Investir na igualdade de género foi destacado como uma ferramenta essencial para promover o desenvolvimento sustentável, a recuperação económica e a prevenção de conflitos.

Cida Gonçalves ressaltou o papel das mulheres do Sul Global na defesa da igualdade desde os primórdios das Nações Unidas. Ela citou a brasileira Bertha Lutz, que foi uma entre as seis delegadas enviadas à Conferência de São Francisco, em 1945. Defendeu a inclusão da igualdade entre homens e mulheres na Carta da ONU.

Segundo Cida Gonçalves, a igualdade de género foi reconhecida como um princípio estatutário da CPLP, com um compromisso firme com a implementação do Plano Estratégico de Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres e Meninas. A transversalização da perspectiva de género em políticas e projetos de cooperação foi destacada como uma prioridade.

Além disso, a ministra destacou a importância da prevenção e combate a todas as formas de violência e discriminação contra mulheres e meninas, assim como a proteção das vítimas. Para ela, a participação das mulheres em todos os espaços da vida económica, social e política é crucial para alcançar a igualdade de género.

Cida Gonçalves concluiu reafirmando o compromisso da CPLP em contribuir para os esforços coletivos de promoção da igualdade de género e empoderamento das mulheres, visando à plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. ONU News – Nações Unidas


Sem comentários:

Enviar um comentário