O
relacionamento cultural entre a China e os países de língua portuguesa tem
estabelecido Macau como “plataforma de grande relevo” para o intercâmbio
cultural entre estas nações, afirmou o secretário-geral do Fórum de Macau.
“Durante
muito tempo, a aprendizagem mútua e a fusão entre a cultura tradicional chinesa
e as culturas singulares dos países de língua portuguesa têm colocado Macau
numa posição privilegiada de plataforma de grande relevo para o intercâmbio
cultural” entre a China e o bloco lusófono, disse Ji Xianzheng, na abertura da
14.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa.
Desde
a criação do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os
Países de Língua Portuguesa (Macau), em 2003, “o secretariado permanente tem-se
empenhado na promoção da cooperação e intercâmbio no domínio cultural” entre a
China e os países lusófonos, “procurando apoiar no esforço constante a
construção da plataforma de intercâmbio comercial e cultural” no território.
Esta
edição continua a realizar-se em formato híbrido ‘online’ e ‘offline’,
com várias actividades para apresentar as culturas tradicionais dos países
participantes do Fórum Macau: China, representada pela província de Zhejiang,
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e
Príncipe e Timor-Leste.
As
“Festas e Festividades tradicionais”, tema das actividades ‘online’,
apresentam, entre outras, ópera tradicional chinesa, a festa da puberdade do
sul de Angola e o famoso baile das máscaras, as Tunas portuguesas e a
demonstração das técnicas de produção artesanal de sal de Timor-Leste.
Na
vertente presencial, decorreram demonstrações de artesãos chineses e
espetáculos de música e dança realizados pelas associações dos países lusófonos
no território, ‘workshops’ e jogos tradicionais.
Até
11 de Dezembro, estará patente a exposição “Policromias lusófonas” com as obras
de nove artistas: Don Sebas Cassule (Angola), Luciano Dremher (Brasil), Leomar
(Cabo Verde), Lemos Djata (Guiné-Bissau), Walter Zandamela (Moçambique), Maria
Leal da Costa (Portugal), Olavo Amado (São Tomé e Príncipe), Jafet Potenzo
Lopes (Timor-Leste) e Lio Man Cheong (Macau). In “Ponto
Final” - Macau
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