Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Macau - Alunos premiados pela eloquência em português

A 20ª edição do Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa distinguiu três alunos da Universidade de Macau, instituição organizadora. No âmbito da iniciativa, os participantes deram voz às suas interpretações de um ditado popular quer seja centrado numa perspectiva mais chinesa, a sua aplicabilidade no diálogo digital como também nas considerações de promover um discurso mais ponderado no espaço público


A Universidade de Macau (UM) realizou, na sexta-feira, o 20º Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa, sendo que o tema desta edição focou-se na expressão popular “o homem é senhor do que pensa e escravo do que diz”. A competição reuniu um total de 11 alunos – nove do sexo feminino e dois do masculino – que transmitiram as suas interpretações da temática referida. Os três vencedores pertencem à UM.

Cheang Pak In, que está a estudar Português na UM há três anos, proferiu um discurso em que abordou o objecto central da competição de um ponto de vista chinês. Em particular, deu relevo às categorias de “senhor” e “escravo” e quais os juízos de valor a estes associados. O aluno da UM recebeu um montante de 5000 patacas, concedido pela Fundação Macau.

Ao Jornal Tribuna de Macau, Cheang Pak In referiu que o interesse em aprender a Língua de Camões deveu-se às necessidades do curso de Direito. “A razão para estudar Português, no início, era por ser um estudante de Direito e é muito necessário que eu saiba como usar a língua portuguesa como uma ferramenta” nessa área, explicou.

Questionado sobre os motivos que o levaram a aderir à competição sobre eloquência, afirmou que “decidi participar no concurso porque quero muito aumentar a minha capacidade para usar a língua portuguesa”, observando também que “isto é muito importante em Macau”. Com o intuito de perseguir estes objectivos, manifestou o interesse em ir para Portugal, nomeadamente para Lisboa, como estudante de intercâmbio, planeando realizar esta viagem no segundo semestre do próximo ano.

Patrocinado pelo Jornal Tribuna de Macau, o segundo prémio, no valor de 3000 patacas, foi conquistado por Queenie Chan Sio Kuan, aluna local. Comparativamente aos colegas do concurso, a jovem está a aprender Português há mais tempo, tendo iniciado o estudo da língua desde os nove anos de idade. Com o seu texto, intitulado “Poder e Responsabilidade das Palavras”, a estudante procurou enquadrar a temática do concurso no âmbito das redes sociais.


Falando com o Jornal Tribuna de Macau, Queenie Chan indicou que o seu cultivo da língua portuguesa nasce de um “interesse pessoal”, defendendo também que “saber falar Português vai dar uma boa saída” profissional, alimentando as expectativas de “encontrar um bom trabalho”. “E, além disso, acho que, como o Português é uma das línguas oficiais em Macau, também é bom que os residentes aprendam”, sublinhou.

A propósito do interesse em integrar esta competição, indicou que “qualquer estudante quer participar neste concurso porque de certeza que é uma prova que diz que nós conseguimos falar bem esta língua”. Encarando a sua participação como “uma grande honra”, a jovem assumiu estar “muito contente por poder participar neste concurso e, agora que recebo o prémio, ainda mais”.

Por sua vez, Xue Wenyu, que adoptou o nome português Natália, recebeu o terceiro prémio, atribuído pela Fundação Oriente, no valor de 3000 patacas. A aluna de intercâmbio de Pequim procurou também construir o discurso à volta de uma interpretação mais chinesa da expressão temática do concurso. Em particular, observou o contraste sociocultural linguístico entre a China e os povos ocidentais, denotando as diferenças de expressão dentro de diferentes comunidades.

Em declarações a este jornal, a estudante explicou que a dedicação ao estudo do Português deriva do seu gosto por línguas estrangeiras. Segundo contou, escolheu a Língua Portuguesa devido ao seu “futuro muito promissor”, além de que, actualmente, “é muito procurada no mercado chinês”. Quanto à competição propriamente dita, considerou que se tratava de “uma boa oportunidade para praticar o Português oral”.

No decorrer do evento, houve também uma sessão para a apresentação de seis outros textos que não fizeram parte do concurso, juntamente com dois momentos musicais. O júri foi composto por Anabela Ritchie, antiga presidente da Assembleia Legislativa, Miguel Senna Fernandes, presidente da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, Ana Paula Cleto, coordenadora da delegação de Macau da Fundação Oriente, e o jornalista Carlos Picassinos, da TDM. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau




Sem comentários:

Enviar um comentário