Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Brasil - Com texto sobre a relação da cidade de Santos com Portugal, escritor santista participa da FLIP


O jornalista, fotógrafo e escritor santista Ronaldo Andrade participa da 20ª FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), no estado do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, com o texto ‘Santos, cidade de alma portuguesa’, que aborda a relação do município com Portugal.

Pela primeira vez no evento, Andrade terá o texto publicado em duas obras: ‘Coletânea da Academia Contemporânea de Letras’, com sessão de autógrafos no dia 26, às 10h, e na Antologia ‘Alma em palavras – Volume II’, com sessão de autógrafos no dia 27, também às 10h.

Os dois livros são da Editora Conejo, que terá um estande no evento para os lançamentos: a Casa Conejo (Rua da Lapa, 375 / 411), no Centro Histórico de Paraty.

‘Santos, cidade de alma portuguesa’, aborda as semelhanças do município com Portugal em diversos aspectos, como na arquitetura, gastronomia, cultura e especialmente nos laços familiares, visto que recebeu grande número de imigrantes portugueses que ajudaram a construir e moldar sua identidade – Braz Cubas, por exemplo, natural da cidade do Porto, foi o fundador de Santos.

O texto também faz menção ao ‘Patriarca da Independência’, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva, que teve importante papel para a Independência do Brasil, em 1822, e que manteve fortes laços com Portugal por meio de estudos e de cátedra na Universidade de Coimbra.

Em Portugal, onde morou por três anos e meio, Andrade participou de três edições da Feira do Livro de Lisboa, com o lançamento dos livros ‘A mulher do comboio’ (publicação independente) e ‘Eleição de síndico’ (Chiado Editora), obra posteriormente traduzida para o espanhol (Editora Letraviva) e lançada na Feira do Livro de Buenos Aires.

Na Academia Contemporânea de Letras, Andrade tem como patrono o escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, cujo centenário de nascimento foi celebrado no último dia 16.

Portugal representado na FLIP

A 20.ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty acontece a partir desta quarta-feira, com representantes de Portugal, como a escritora Patrícia Lino e ainda Alice Neto de Sousa.

“Palavra Livre” é o título da mesa que reúne Alice Neto de Sousa (Portugal), Lázaro Ramos (Brasil) e Midria (Brasil), no dia 26 de novembro, às 20h30. Com moderação de Anabela Mota Ribeiro (Portugal), a proposta que a curadoria traz para esta mesa “responde à emergência de novas vozes, às margens dos espaços clássicos de consagração literária, e traz a sua força lírica, a um só tempo poética e política. Em diálogo com outras linguagens, a mesa contempla a performance e a memória do corpo, que se reafirmam nas artes dramáticas e na própria escrita.”

A mesa é realizada com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília. Confira toda a programação em https://www.flip.org.br/flip-2022/programa-principal/.

Neste ano, a Flip homenageia Maria Firmina dos Reis. O legado da autora é o de uma insistente vigilância sobre os valores humanos, capaz de situar, no centro do debate contemporâneo, a educação e a imaginação, mas também a educação para a imaginação. Trata-se de visibilizar quem trabalha pela palavra e por um ambiente cultural e educacional mais acolhedor, seja nas margens ou nos centros econômicos do país, segundo organização. In “Mundo Lusíada” - Brasil


 

Sem comentários:

Enviar um comentário