O
grupo português Salvador Caetano passou a ser, a partir desta semana, o
importador e distribuidor oficial dos camiões franceses da Renault Trucks em
Angola, um investimento de mais de um milhão de euros que relança a marca
francesa no país africano.
O
contrato de distribuição, por via da Caetano Angola, foi assinado em janeiro
passado e a sua implementação representa um investimento de mais de um milhão
de euros, cuja metade serviu para a construção e apetrechamento das instalações
para albergar o pós-venda e as oficinas especializadas, em Luanda.
“A
primeira expectativa é satisfazer as pessoas que já são clientes da Renault
Trucks, sabemos que houve aqui um interregno, e nós queremos recuperar e fazer
outros clientes, e esperamos que as pessoas sintam que a Renault está aqui
novamente com elas”, afirmou o Administrador-delegado do Grupo Caetano Angola,
Fernando Leite.
Em
declarações na cerimónia de apresentação oficial da marca francesa, Fernando
Leite estimou a venda de cerca de 50 camiões em 2023, admitindo, no entanto,
que a meta seria difícil, apesar das experiências que a empresa traz para
Angola.
Ter
a Renault Trucks presente em todas as províncias de Angola constitui também uma
das metas da Caetano Angola, cujo administrador-delegado diz estar preparado
para conviver com a concorrência, sobretudo a chinesa. “Temos que conviver, é o
mercado, eles estão aí, temos que fazer o nosso melhor, nós ganhamos quota no
mercado e se fizermos um trabalho melhor nós temos um melhor produto”,
respondeu Fernando Leite à Lusa.
O
Vice-Presidente da Renault Trucks África, Cyril Barrile, manifestou-se
satisfeito com o regresso da marca francesa em Angola, um mercado “cujo
potencial de crescimento é animador”.
“Acreditamos
que em conjunto iremos longe na parceria que hoje aqui apresentamos e que o
investimento, feito por ambas as partes, terá um retorno positivo”, sublinhou o
investidor francês.
E
o Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, que também prestigiou o
ato, assinalou a importância da presença no país de diferentes marcas fabricantes
de viaturas fiáveis, sobretudo para o transporte de mercadorias.
O
transporte de mercadoria rodoviário “é um tema crucial para o desenvolvimento
económico de todos os países e achamos que é muito importante para nós também,
em termos um parceiro como esse a regressar e a investir no nosso país num
serviço de qualidade”, frisou.
“O
transporte rodoviário de mercadorias em Angola tem um peso muito significativo
e, obviamente, que precisamos de veículos que sejam viáveis, confiáveis e
seguros também para promover a redução da sinistralidade nas estradas”, rematou
Ricardo de Abreu em declarações aos jornalistas. In “LusoJornal”
– França com “Lusa”
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