Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 13 de novembro de 2022

Timor-Leste e Portugal assinam acordo para formação de jovens

Díli – Timor-Leste e Portugal assinaram um acordo para a formação de jovens timorenses, revelou a Presidente da Autoridade Municipal de Díli, Guilhermina Filomena Saldanha.

A assinatura surgiu na sequência da 38.ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que se realizou no dia 27 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

“Visitámos um centro de formação da Câmara de Lisboa apto a facultar a formação a futuros funcionários públicos e desempregados timorenses. O centro vai trabalhar em parceria com vários serviços de Díli para abrir vagas a jovens”, informou, à Tatoli, em Comoro, Díli.

Segundo a Presidente da Autoridade Municipal de Díli, o centro pretende facultar formação sobre várias áreas, dando como exemplo a jardinagem, com base nas habilitações de cada formando. Acrescentou que a formação vai decorrer durante nove meses.

“Além da jardinagem, o centro faculta também formação sobre empreendedorismo a jovens e, por isso, a Autoridade de Díli precisa de discutir com a Secretaria de Estado para a Formação Profissional e Emprego qual a natureza da formação e onde esta vai ser ministrada, se em Timor-Leste ou Portugal”, acrescentou.

Guilhermina Filomena Saldanha destacou a necessidade de, primeiro, dar formação aos formadores, porque o projeto decorre durante três anos e, segundo, privilegiar mulheres. “Precisamos de sinalizar grupos de mulheres timorenses como futuros formandos e, por isso vamos reunir-nos brevemente com eles para apurar a formação a realizar”, frisou.

Além desta assinatura, Timor-Leste assinou também um acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Maputo, revelando que a cidade de Díli foi escolhida para presidir à próxima reunião da Assembleia Geral da UCCLA na qual, durante dois anos, Guilhermina Filomena Saldanha será vice-presidente da comissão-diretiva.

“Propusemos também às autoridades municipais de Ermera, de Baucau e Viqueque que fossem observadores de futuras assembleias da UCCLA, proposta que foi aprovada por unanimidade”, acrescentou.

De acordo com a responsável, o projeto conta com um valor de 3,1 milhões de euros para três anos. Isaura de Deus – Timor-Leste in “Tatoli”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário