Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 12 de novembro de 2022

Cabo Verde - Criada a ALMA-CV, Associação da Língua Materna que visa “impulsionar a mudança de política linguística”

A associação tem como membros linguistas, investigadores e profissionais de várias áreas, personalidades ligadas à promoção da língua cabo-verdiana, historiadores, artistas, entre outros


Aconteceu ontem, dia 11, na cidade da Praia a Assembleia constitutiva da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, (ALMA-CV). Segundo a linguista e docente universitária Karina Moreira, esta iniciativa surge na sequência da dinâmica suscitada pela Petição para a Mudança da Política Linguística Cabo-verdiana que em abril de 2021, foi entregue ao antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Na altura, professores e investigadores de línguas crioulas, professores e investigadores de português enquanto língua segunda, português em África, historiadores, artistas, pessoas que trabalham com línguas, pessoas que já estão sensibilizadas para o tema, mais de 200 personalidades fizeram questão de assinar a petição.

Meses mais tarde, em novembro de 2021, o grupo dos promotores desta petição reuniu-se com o recém-eleito Presidente da República, José Maria Neves, onde voltaram a defender “a oficialização do crioulo e o ensino da língua cabo-verdiana e a sua padronização”.

“Os membros (da associação) são os signatários da petição”, explica Karina Moreira e acrescenta que a iniciativa visa “formalizar o grupo para ter voz legal e ativa” e promover a “mudança de política linguística no país”, bem como a criação de condições para a valorização da língua materna, sendo que além dos signatários mais algumas pessoas foram convidadas para integrar a associação que “estará aberta a todos”.

A Assembleia constitutiva, onde serão apresentados e debatidos os Estatutos e eleitos dos órgãos nacionais da associação, está marcada para as 17H00, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional e vai contar com “46 pessoas em linha e presencialmente”, conforme as exigências legais.

A ALMA-CV tem como membros linguistas, investigadores e profissionais de várias áreas, personalidades ligadas à promoção da língua cabo-verdiana, historiadores, artistas, entre outros.

Depois de eleger os órgãos nacionais, a associação “vai reunir-se para traçar o plano de atividades”, sendo que a missão da ALMA-CV é: “contribuir para a efetivação de uma política linguística, explícita, organizada e planificada, consentânea com a situação sociolinguística de Cabo Verde e com os direitos humanos de natureza linguística, da ciência linguística e da didática das línguas, da atual agenda educativa mundial e da prática linguística dos cidadãos cabo-verdianos.”

Sobre o arranque do ensino experimental da língua cabo-verdiana em algumas escolas do país, a docente da Universidade de Cabo Verde, diz que a equipa da Uni-CV tem estado em contacto com os professores que estão a lecionar esta disciplina e que já manifestaram a sua disponibilidade junto do ministério da Educação para acompanhar os mesmos, tendo em conta que já constaram na prática a “necessidade de capacitação dos professores e seguimento, tendo em conta que nem todos são formados na área da línguas. “O nosso papel tem sido esse, acompanhar os professores que têm tido algumas dificuldades”. In “Balai Cabo Verde” – Cabo Verde






 

Sem comentários:

Enviar um comentário