Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Portugal - Patuá volta a ter oficina promovida pelo Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa

Depois de ter promovido uma oficina de Patuá, durante 32 sessões entre Maio e Outubro, o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) volta a promover o crioulo macaense de raiz marcadamente portuguesa – dialecto enquanto língua minoritária decretada pela UNESCO, em risco de extinção –com mais uma oficina.

No próximo dia 11 de Novembro, sexta-feira, entre as 10h e as 13h (horário em Portugal), nas instalações do CCCM será ministrada uma oficina com apresentação e introdução de Joaquim Ng Pereira.

O programa engloba um primeiro painel de poesia em Patuá recitado pelos formandos, com temas do poeta macaense José dos Santos Ferreira (Adé), com acompanhamento musical do duo “A Outra Banda” composto por Carlos Piteira e Jaime Mota. Será ainda interpretado o tema “Bastiana” e outros temas, não divulgados pelo comunicado de imprensa enviado pelo CCCM às redacções. O segundo painel de poesia, também recitado pelos formandos, será acompanhado à viola apenas por Carlos Piteira.

Haverá ainda lugar a uma leitura de um teatrinho em Patuá, texto original de dois formandos – Maria Helena Carmo e Raúl Gaião – interpretado pelos alunos da Oficina da Língua Patuá.

Joaquim Ng Pereira nasceu em Macau e é filho de pai português e mãe chinesa. É licenciado em Ciências da Comunicação e Cultura e mestre em Programação e Gestão Cultural, ambos obtidos na Universidade Lusófona, em Lisboa. O tema da sua dissertação de mestrado teve incidência sobre o Museu de Macau do CCCM. É sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, como membro da Comissão das Migrações, onde promove encontros cuja temática tem sido sobre Macau, Portugal e os macaenses. A sua vocação tem sido a promoção e divulgação do Patuá e da cultura macaense. In “Ponto Final” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário