Foi
nos dias 25 e 26 de outubro, nas cidades de Vila Nova de Famalicão e Porto, que
decorreu a primeira ação do Portugal Premium Experience, uma atividade do
projeto Next Challenge Asia.
Durante
a estadia em Portugal, cerca de 30 representantes do mercado asiático
conheceram alguns produtos nacionais das fileiras agroalimentar, casa,
materiais de construção e infraestruturas, visitaram empresas portuguesas,
participaram em ações de networking e workshops, com os
temas “O potencial do setor agroalimentar português” e “O potencial dos setores
portugueses casa, materiais de construção e infraestruturas (água e energia)”,
assistiram à conferência “Do made in ao created in – Valor
Acrescentado e Sustentabilidade” e estiveram presentes num showcooking
que teve como propósito evidenciar de forma prática as mais-valias dos produtos
portugueses da fileira agroalimentar.
Esta
foi apenas a primeira ação de quatro que estão previstas, sendo que as outras
três vão realizar-se no Japão, Coreia do Sul e China, no primeiro semestre de
2023. À semelhança do que aconteceu em Portugal, serão realizadas ações de
promoção dos produtos portugueses para convidados empresariais de empresas
locais.
Outras
das atividades deste projeto são os estudos de mercado, já lançados e cujo download
é gratuito. No total são três, um por fileira: agroalimentar, casa e acoplando
Infraestruturas e Materiais de Construção, onde é feito um retrato do contexto
internacional e da cadeia de valor dos setores, assim como uma análise
estratégica de cada um dos mercados asiáticos de acordo com a fileira a que
respeitam, uma análise da concorrência com identificação dos principais players
e ainda uma definição de modos de entrada e opções estratégicas a tomar no processo
de exportação para o Japão, Coreia do Sul e China. Ferramentas e guias
digitais, assim como workshops e seminários são outras das atividades
deste projeto.
O Next Challenge Asia, promovido pela AEP e
cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do
FEDER, tem como objetivo reforçar a internacionalização das PME portuguesas,
através da diversificação de mercados, identificando oportunidades e
constrangimentos de acesso a mercados com potencial, como é o caso dos mercados
asiáticos.
O
Next Challenge Asia disponibiliza três ferramentas digitais, que podem ser
utilizadas separadas ou em conjunto, e que facilitam o acesso e conhecimento
dos mercados-alvo do projeto e apoiam de uma forma transversal o processo de
internacionalização. Conheça-as.
Business Intelligence permite fazer a caracterização dos três mercados,
comparando e identificando oportunidades e características-chave de cada um, de
forma a auxiliar na tomada de decisão.
Business Knowledge permite diagnosticar o nível de preparação atual, no que
respeita aos fatores críticos de sucesso, para iniciação de um processo de
internacionalização nos mercados-alvo asiáticos. Para isso, os utilizadores
respondem a um inquérito sobre seis tópicos essenciais: conhecimento, capital
humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão
internacional.
Business Strategy permite aos utilizadores delinear um plano estratégico
individual de abordagem aos mercados, através de um questionário que avalia
aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e estabelecimento
de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resultará uma estratégia de
definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix. In “Notícias
da Diáspora” – Madeira com “Lusa”
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