Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Brasil – Presidente eleito promete acabar com o desmatamento na Amazónia

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido calorosamente na COP27 hoje.


Centenas de pessoas reuniram-se para vê-lo chegar a um evento paralelo no início da quarta-feira, com multidões gritando o seu nome.

No final do dia, Lula da Silva discursou para uma sala lotada na conferência do clima da ONU.

Lula disse que "o Brasil está mais uma vez pronto para unir esforços para construir um planeta mais saudável", referindo-se à recente eleição como "uma das mais decisivas da história".

Lula criticou os líderes mundiais por ignorarem os alertas sobre a alteração climática e gastarem "trilhões de dólares" em guerras "que só resultam em destruição e morte".

A promessa de Lula de acabar com o desmatamento na floresta amazónica

Após a sua vitória eleitoral, Lula comprometeu-se a reduzir a zero o desmatamento na Amazónia. Ele mais uma vez levantou esta promessa na COP27.

“Não há segurança climática para o mundo sem uma Amazónia protegida”, disse ele, acrescentando que o Brasil fará “o que for preciso para ter zero desmatamento e degradação das nossas biomassas”.

Anunciou que o combate às alterações climáticas terá prioridade máxima no seu governo, principalmente o combate ao desmatamento.

Lula afirmou que o crime ambiental cresceu de forma "assustadora" no governo anterior e disse que fortalecerá os órgãos para punir atividades ilegais, incluindo garimpo, extração de madeira e agricultura.

O presidente eleito também anunciou que o Brasil criará um ministério dos povos indígenas para que os mais afetados por essas questões "tenham voz própria".

O que mais Lula disse na COP27?

Lula fez duas propostas durante seu discurso na COP27. A primeira foi que os países amazónicos se unem para olhar o desenvolvimento da região de forma integrada.

Ele está à procura de uma aliança mundial para a segurança alimentar e a redução da desigualdade. Em primeiro lugar na lista estão países como a Indonésia e a República Democrática do Congo que, junto com o Brasil, possuem mais da metade das florestas tropicais primárias do mundo.

A outra era que a COP30 em 2025 fosse sediada no Brasil - particularmente na região amazónica. Ele espera que isso ajude as pessoas a realmente entender a importância desta parte do mundo.

Quando o Brasil presidir a reunião do G20 em 2024, o clima estará no topo da agenda. Promessas de US$ 100 mil milhões em financiamento climático também foram examinadas com Lula dizendo que as nações ricas devem cumprir as suas promessas da COP15 em Copenhague.

Tocando em outro tópico quente na conferência climática da ONU deste ano, ele pediu progresso num fundo para perdas e danos, dizendo que "não podemos adiar este debate... é hora de agir". In “Euronews.green”


Sem comentários:

Enviar um comentário