SÃO
PAULO – Quem quiser conhecer uma nova interpretação da história do Brasil e
especialmente da terra paulista não pode deixar de ler O Reino, a Colônia e
o Poder: o governo Lorena na capitania de São Paulo, do professor,
jornalista e historiador Adelto Gonçalves, que revisa o século XVIII e corrige
equívocos publicados em outros livros por falta de pesquisa em arquivos. O
trabalho desenvolvido por Adelto Gonçalves consiste em uma análise dos anos de
1788 a 1797, período de governo de d. Bernardo José Maria da Silveira e Lorena
(1756-1818), mostrando como a capitania de São Paulo sempre teve um papel de
grande importância na construção do Brasil, especialmente em razão de sua localização
estrategicamente favorável.
“Adelto
Gonçalves substancialmente enriquece a nossa compreensão da história e do
desenvolvimento de São Paulo durante o fim do século XVIII. Este trabalho, de
sólida base em documentos históricos e pesquisas de arquivo, reflete a
formidável jornada de Adelto como historiador de Portugal e Brasil”, escreve no
prefácio o historiador britânico e ex-diretor do Programa de Estudos
Brasileiros do Centro David Rockfeller da Universidade Harvard, de Massachussetts
(EUA), Kenneth Maxwell, doutor em História pela Universidade Princeton (EUA). E
acrescenta: “Esta obra é, em sua totalidade, não só uma rica análise do governo
de Bernardo Lorena, mas um estudo que abre muitas linhas de investigação e
formula muitos problemas novos, o que deveria ser a tarefa de todo bom
historiador. Para a história de São Paulo no século XVIII tardio não há guia
melhor”, garante.
Já
o historiador Carlos Guilherme Mota, professor emérito da Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo
(USP), diz, no texto de apresentação, que este livro “se distancia de
abordagens mais recentes beneficiadas por publicidade apressada e aplaudida
pela imprensa”. E observa: “Em patamar mais alto, Adelto Gonçalves aprofunda
sua análise da vida paulistana no período colonial com inusual rigor,
alargando, porém, suas balizas cronológicas, sem os modismos e generalizações
muito comuns em certa historiografia que trafega na superfície dos
acontecimentos, marcada pela busca do pitoresco”. Para Mota, trata-se de “um
estudo bem estruturado e inovador, baseado em fontes documentais sólidas e,
vale registrar, bem escrito”.
Para
chegar ao período da governança de Lorena, Adelto Gonçalves precisou resumir 70
anos da história da capitania de São Paulo, desde 1720, quando ocorreu o
desmembramento de Minas Gerais, e compreender como as coisas funcionavam. “Ao
chegar para exercer o cargo, o governador Lorena já encontrou uma capitania em
desenvolvimento e sua política foi de fortalecimento da economia, priorizando
obras de melhoramento dos caminhos do interior para a capital e para o litoral”,
diz Gonçalves, ressaltando que o governador teve uma visão futurista ao
estabelecer o porto de Santos como porto único.
“Prejudicou
os demais portos da capitania, como Cananeia, São Sebastião e Paranaguá, bem
como o do Rio de Janeiro, porque as mercadorias tinham de pagar o imposto em
Santos, mas com isso aumentou a arrecadação”, explica. E acrescenta: “Dessa
maneira, procurava facilitar a descida da produção de açúcar do interior da
capitania, direcionando-a para o porto de Santos, atendendo aos interesses da
elite agrária. Além disso, o governador mandou construir uma via pavimentada com
pedras, a primeira da América Latina, que passaria para a História como Calçada
do Lorena. Antigamente, esse percurso na Serra do Mar, na altura de Cubatão, havia
sido um caminho aberto por indígenas que os tropeiros seguiam, com o açúcar
indo no lombo das mulas. Foi a partir daí que São Paulo deu um salto”,
assegura.
“Lei
do porto único”
O
historiador observa que, com a chamada “lei do porto único”, assim consagrada
equivocadamente pela historiografia, pois não se tratava de uma lei régia, mas
de uma determinação do governador, alguns grupos enriqueceram, em prejuízo de
outros, que passaram a considerar a medida um monopólio – o que, de fato, era –
e, assim, a produção paulista, especialmente a de açúcar, cresceu de maneira vertiginosa.
“Isso pode ser constatado em números, com a multiplicação de engenhos: de 78
que havia em 1793, chegou-se a 359 em 1798”, diz.
O
pesquisador diz ainda que Lorena era muito ligado ao capitalista Jacinto
Fernandes Bandeira, grande negociante de Lisboa, que tinha livre acesso ao
governo no Reino e passara a cuidar de seus negócios particulares em Portugal.
“Em contrapartida, Lorena facilitava os negócios de Bandeira com a América portuguesa.
Ou seja: a venalidade constituía uma prática corriqueira, pois, embora por lei
o governador (e capitão-general) não pudesse fazer negócios particulares,
acabava para fazê-lo por interpostas pessoas”, diz, lembrando que Lorena seguia
também a orientação de Martinho de Melo e Castro, ministro da Marinha e do
Ultramar entre 1770 e 1795, que procurava diminuir a influência dos traficantes
fluminenses de escravos, que já haviam estabelecido relações altamente
lucrativas nas possessões portuguesas na África. “Não obteria êxito nessa
missão porque, a essa altura, já houvera uma inversão na relação reino-colônia,
ou seja, a América portuguesa já era economicamente mais poderosa que
Portugal”.
Da
vida privada de Lorena, Gonçalves recorda que há registros posteriores, ditados
pela tradição oral, mas não corroborados por manuscritos de arquivo, segundo os
quais ele e sua comitiva eram gente que não poupava a violência quando falsas
promessas e astúcias não bastavam para a corrupção de donzelas incautas. “Diziam
que, à noite, ele costumava invadir sorrateiramente os quintais das
propriedades próximas à casa do governo atrás de donzelas. Tendo 32 anos de idade ao chegar a São Paulo,
Lorena era solteiro e logo manteria duas amantes paulistas que atuariam como intermediárias
em muitos negócios do governo. Depois de São Paulo, Lorena foi governador e
capitão-general de Minas Gerais e, em 1807, tornou-se vice-rei da Índia,
ficando lá até 1816. Voltou para o Rio de Janeiro, onde morreu em 1818”,
conclui.
Segundo
o autor, a sua obra objetiva ainda corrigir equívocos presentes em livros
antigos, que são repetidos até hoje, por falta de consulta aos manuscritos. E,
portanto, resultou em revisão da ideia de que São Paulo vivia em uma situação
de extrema miséria, pois documentos analisados apontavam que já havia um plano
do governo para que a grande fome que já assolava Pernambuco, Bahia e Rio de
Janeiro não chegasse a São Paulo, demonstrando desde já a autossuficiência da
capitania.
O
autor
Natural
de Santos-SP, Adelto Gonçalves, 68 anos, é doutor em Letras na área de
Literatura Portuguesa e mestre na área de Língua Espanhola e Literaturas
Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi
professor titular da Universidade Paulista (Unip), Universidade Santa Cecília
(Unisanta) e Centro Universitário Monte Serrat (São Judas-Unimonte), em Santos;
e do Centro Universitário Amparense (Unifia), de Amparo-SP. Jornalista desde
1972, já atuou em diversos veículos, como Estado de S. Paulo, Editora
Abril, Grupo Folhas e A Tribuna, de Santos, além de ter sido
correspondente da revista Época em Lisboa em 1999-2000. Também atua como
assessor de imprensa na área empresarial.
Recebeu
os seguintes prêmios: Fernando Pessoa da Fundação Cultural Brasil-Portugal, Rio
de Janeiro, em 1986, participando do livro Ensaios sobre Fernando Pessoa
(1987), com o trabalho “O ideal político de Fernando Pessoa”; Assis
Chateaubriand, 1987, e Aníbal Freire, 1994, ambos da Academia Brasileira de
Letras (ABL); e Ivan Lins de Ensaios da União Brasileira de Escritores e da
Academia Carioca de Letras, 2000, com Gonzaga, um Poeta do Iluminismo
(Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), biografia do poeta Tomás Antônio
Gonzaga (1744-1810), seu trabalho de doutorado,
É
autor de Bocage: o Perfil Perdido (Lisboa, Editorial Caminho, 2003),
biografia do poeta Manuel Maria de Barbosa du Bocage (1765-1805), trabalho
realizado com bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado
de São Paulo (Fapesp), e dos romances Os Vira-latas da Madrugada (Rio de
Janeiro, José Olympio, 1981; Taubaté-SP, Editora Letra Selvagem, 2015) e Barcelona
Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil,
2002).
Com
a editora da Imesp, possui dois outros livros publicados: Direito e Justiça
em Terras d’El-Rei na São Paulo Colonial - 1709-1822 e Tomás Antônio
Gonzaga (Série Essencial, nº 56, da ABL). Publicou ainda Fernando
Pessoa: a voz de Deus (Santos, Editora da Unisanta, 1997), artigos e ensaios,
e Mariela Morta (Ourinhos-SP, Editora Complemento, 1977), contos, seu
livro de estreia. Escreveu ensaios introdutórios para dois livros de contos de
Machado de Assis (1839-1908) publicados em edição russo-portuguesa em 2006 e
2007 pelo Centro Lusófono Camões da Universidade Estatal Pedagógica Hertzen, de
São Petersburgo, Rússia.
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O
Reino, a Colônia e o Poder: o governo Lorena na capitania de São Paulo –
1788-1797, de Adelto Gonçalves, com prefácio de
Kenneth Maxwell, texto de apresentação de Carlos Guilherme Mota e fotos de Luiz
Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 408 páginas, R$
70,00, 2019. Site: www.imprensaoficial.com.br
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