O NSU Carajás, um dos maiores cargueiros do mundo, foi entregue e vai nos próximos 25 anos transportar minério de ferro do Brasil para a China, avançou um armador japonês.
Num
comunicado agora divulgado, a NS United Kaiun Kaisha, Ltd diz que o NSU Carajás
é o primeiro navio de tipo "Valemax", com capacidade para transportar
400 mil toneladas, a ser construído no Japão e a entrar ao serviço de uma
empresa japonesa.
O
cargueiro, montado pela construtora naval japonesa Japan Marine United
Corporation no estaleiro de Ariake, no sul do Japão, passou já com sucesso os
testes em mar alto.
O
NSU Carajás vai ser cedido à mineradora brasileira Vale S.A., a maior produtora
mundial de minério de ferro, num contrato de 25 anos para o transporte de
minério para a China.
O
contrato foi assinado em 2016 e prevê o transporte de um total de 40 milhões de
toneladas de minério do Brasil para a China.
O
nome do cargueiro vem da maior mina de minério de ferro do mundo, situada na
Serra dos Carajás, no estado do Pará, no norte do Brasil.
O
navio foi desenhado com tecnologia de poupança de energia e amiga do ambiente,
acrescenta o armador japonês.
O
NSU Carajás tem por exemplo um catalisador que elimina o óxido sulfúrico dos
gases de escape, já a pensar nos novos limites de emissões da Organização
Marítima Internacional, que entram em vigor a 01 de janeiro, refere o
comunicado
A
Vale S.A. assinou recentemente vários acordos com portos chineses para a
exportação e processamento de minério de ferro de maior qualidade, permitindo
às siderúrgicas chinesas produzir uma maior quantidade de aço usando menos
carvão, de forma a adaptar-se às várias medidas antipoluição que entraram em
vigor na China. In “Sapo Timor-Leste” com “Lusa”
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