Díli
- Dezenas de passageiros estão a ser afectados desde segunda-feira por problemas
com as ligações aéreas da companhia indonésia Sriwijaya entre Díli e Bali,
condicionando ligações para outros destinos e os planos de férias de Natal.
"É
inadmissível pagar uma fortuna e ter um serviço destes. Sem explicações da
empresa, sem solução para quem tem voos", disse à Lusa Susana Mendonça, um
dos mais de 100 passageiros que está em Díli à espera de voar para Bali, na
Indonésia.
O
voo de hoje deveria ter saído de Díli cerca das 14:30 horas locais, mas duas
horas e meia depois o aparelho procedente de Bali ainda nem sequer tinha
aterrado na capital timorense.
Mais
de uma centena de passageiros estavam hoje na sala de embarque em Díli, muitos
deles com voos de ligação em Bali para outros destinos, nomeadamente na Europa.
Já
na segunda-feira, o voo da Sriwijaya foi cancelado, tendo os passageiros -- que
pagaram uma média de 450 a 480 dólares (400 a 430 euros) pela viagem de ida e
volta - terem de pagar mais 100 dólares (89 euros) para mudar para a Citilink,
empresa do mesmo grupo que também voa para Díli.
Fonte
da Sriwijaya em Bali explicou à Lusa que o cancelamento do voo de segunda-feira
ocorreu porque o aparelho que estava destinado a realizar a viagem estava na
lista negra das autoridades timorenses.
O
mesmo aparelho tinha, em dezembro do ano passado, causado o pânico entre os
passageiros a bordo devido a um problema com a circulação de ar no compressor
do motor direito.
Timor-Leste
pediu à Sriwijaya na altura que deixasse de usar o aparelho em causa.
No
caso de hoje, o voo de Bali para Díli estava preparado para sair a horas com os
cerca de 180 passageiros a bordo, quando o piloto decidiu fazer uma segunda
verificação "a uma questão técnica", segundo fonte da empresa.
"Era
uma questão que demorava 20 minutos. Mas houve 60 passageiros que decidiram que
não queriam voar", referiu a fonte.
"Isso
afectou o tempo de saída já que foi necessário retirar as bagagens de 60
pessoas, atrasando a partida", sublinhou.
Dezembro
é, tradicionalmente, um momento de grande intensidade nos voos de saída da
capital timorense com muitas pessoas a fazerem viagens para a Europa.
A
ligação com Bali era, até recentemente, a única opção, especialmente para quem
está a utilizar viagens de ida e volta já compradas.
Desde
31 de outubro foram retomados os voos para Singapura oferecendo alternativas
adicionais. In “Sapo Timor-Leste” com “Lusa”
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