A
Federação das Associações de Haute-Garonne reuniu recentemente a propósito do
aumento da oferta do ensino da língua portuguesa para as crianças e jovens da
região de Toulouse.
Foi
por esta decidido intentar esforços para conseguir ter uma maior oferta de
aulas de português, nomeadamente ao sábado, altura mais conveniente para grande
parte dos pais e em que todas as crianças e jovens que não têm aulas de
português nas suas escolas e comunas se podem reunir.
Este
foi um processo iniciado em setembro, através da manifestação de diversos pais
da falta de oferta de ensino do português no Collège. Esta manifestação foi
passada junto de alguns membros de associações que compõem a Federação das
Associações de Haute Garonne, e também ao Conselheiro das Comunidades.
Depois
desta primeira etapa, em que sobretudo se procurou uma organização da
problemática citada e dos passos a tomar para a sua realização imediata, foram
informadas as autoridades e redes competentes nesta matéria, para que também
elas próprias pudessem começar a desenvolver esforços no sentido de apurar os
detalhes do problema e ajudar no encontro de soluções.
Da
Federação das Associações de Haute-Garonne foi indagado um grupo, composto por
José Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Miguel Novo Costa,
Presidente da Direção Geral, Vítor Oliveira, Presidente do Bussiness
Development Group France Portugal, Celina da Mota, mãe de alunos, e António
Capela, Conselheiro das Comunidades Portuguesas das regiões consulares de
Bordeaux e Toulouse.
Depois
de conhecidos os prazos e tramites a realizar para que seja possível ter um
professor de português do Instituto Camões disponível para setembro de 2020, a
Comissão resolver intentar esforços para que no primeiro semestre de 2020
possa, junto da Comunidade portuguesa, realizar ações de visibilidade com vista
à obtenção de pré-inscrições.
Em
simultâneo, e dado não ser possível em janeiro de 2020 a abertura de aulas de
língua portuguesa através do Instituto Camões, a Federação das Associações
Portuguesas de Haute-Garonne está a intentar esforços para que possam existir
aulas privadas entre janeiro e junho, para os alunos interessados.
Segundo
a Federação, este é um processo que se encontra a decorrer, e para o qual já
foram encontradas instalações e professora responsável, sendo a professora
Susana Costa, com diploma pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(UTAD), a parceira neste projeto.
Esta
é uma etapa de envolvimento do movimento associativo, que em complementaridade
com as autoridades competentes visa dar atenção ao ensino da língua portuguesa,
nas Comunidades Portuguesas. Neste sentido, o Presidente da Mesa da Assembleia
Geral, José Rodrigues, esteve no passado dia 24 de novembro na rádio Canal Sud,
solicitando a todos os pais que preenchessem os formulários dados por esta
altura nas escolas públicas francesas, demonstrando assim interesse na língua
portuguesa.
As
escolas públicas dão respostas aos alunos ali inscritos, sendo necessário um
número mínimo de alunos para abertura de turmas. É por isso hoje, o movimento
associativo uma resposta eficaz, real e sobretudo complementar, ao pedido dos
pais que se encontram em comunas e escolas dispersas. Esta é a solução para
aproximar as crianças e jovens da língua portuguesa e de Portugal.
A
Federação das Associações espera que a partir de setembro de 2020 seja possível
reunir todas as condições para que um professor do Instituto Camões possa
lecionar em cooperação com o movimento associativo.
Este
movimento associativo aproxima e une a Comunidade portuguesa em torno de um
assunto extremamente importante para a mesma, e que apenas com todos os
elementos que podem ajudar neste processo pode ser melhorado a longo prazo.
A
Federação das Associações de Haute-Garonne agradeceu a colaboração
institucional das diversas entidades oficiais envolvidas, Vice-Consulado de
Portugal em Toulouse, Instituto Camões (Coordenação do Ensino em Paris),
Conselheiro das Comunidades Portuguesas (António Capela), nomeadamente no
empenho de todos na resolução do assunto, a mais breve trecho. “Só trabalhando
em conjunto, e sendo o trabalho de cada um insubstituível, é possível melhorar
uma problemática com esta dimensão”.
A
recente aprovação por parte da Unesco do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5
de maio, demonstra bem a importância de Portugal e da língua portuguesa num
contexto mundial, mas também a responsabilidade de levar a língua de Camões a
cada vez mais crianças e jovens. In “LusoJornal” - França
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