Rui
Silva, docente da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de
Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a utilizar o conceito de jogo
eletrónico (gamificação) para ensinar os estudantes nas unidades curriculares
de Contabilidade. A ideia foi desenvolvida “desde o zero” para o projeto de
doutoramento e foi testada e utilizada por cerca de 2000 alunos de várias
Universidades e Institutos Politécnicos em Portugal.
O
“AccountinGame” está disponível em www.jogosdegestao.pt e tem sido
utilizado por estudantes para testar conhecimentos de Contabilidade no nosso
país. A utilização de jogos em contextos
de ensino tem crescido exponencialmente, em diversas áreas, desde o mundo
empresarial aos sistemas de ensino, sendo considerado uma forma “tecnológica
persuasiva capaz de criar mudanças benéficas de atitude nos seus utilizadores,
essencialmente ao nível motivacional”, explica o autor da plataforma.
Os
resultados do “AccountinGame” mostram que a motivação para o estudo, o
número de horas de estudo, a concentração, a atitude, a aprendizagem percebida
e a autonomia aumentaram nos estudantes que utilizaram o jogo.
Apesar
de os jogos educativos terem sido já testados em disciplinas como a matemática,
a informática, engenharia, história, ciências sociais, geografia ou línguas, na
área da Contabilidade, e não obstante a existência de algumas plataformas
educacionais, “estas são raras em forma de jogo”. Neste contexto de utilização,
a gamificação em geral e os jogos sérios em particular, aplicados em sala de
aula pelos docentes, “permite experienciar novas formas de estudar resultantes
da aplicação de recursos capazes de serem viáveis e eficazes na promoção da
motivação, imersão, atitude e aprendizagem percebida dos alunos do ensino
superior de qualquer parte do mundo”, refere Rui Silva.
Neste
momento a plataforma está acessível a todos os que queiram testar conhecimentos
na área da Contabilidade, mas pode ser alargada a outras áreas, já que a base
da plataforma está criada, podendo receber diferentes conteúdos de diferentes
docentes e unidades curriculares.
O “AccountinGame”
aguarda agora o resultado do pedido de patente provisória submetido em abril
deste ano. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro "Escola de Ciências Humanas e Sociais" - Portugal
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