Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

China - Próxima edição dos Jogos Asiáticos vai incluir intérpretes de língua portuguesa


Os Jogos Asiáticos, evento multidesportivo da Ásia cuja próxima edição se realiza na cidade chinesa de Hangzhou, entre 23 de Setembro e 8 de Outubro, vai contar com intérpretes de língua portuguesa, anunciou ontem a organização.

O processo inicial de seleção dos voluntários foi realizado em colaboração com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Zhejiang, a província chinesa cuja capital é Hangzhou, segundo o comunicado do Conselho Olímpico da Ásia, citado pelo jornal oficial chinês Diário do Povo. Aquela universidade é uma das 25 instituições de ensino superior da China continental que oferecem licenciaturas em português.

Até 1999, apenas a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai ofereciam licenciaturas em português no continente chinês. No total, mais de 1500 estudantes chineses frequentam agora cursos em português no país. Timor-Leste é o único país de língua oficial portuguesa que vai participar nos Jogos Asiáticos. Macau também vai ter atletas na competição.

Segundo a organização, o evento vai contar também com intérpretes de japonês, coreano, árabe ou russo. Um total de 1640 voluntários foi seleccionado para a segunda ronda de entrevistas, de acordo com a organização.

A aposta no ensino do português reflete a crescente necessidade da China em formar quadros para trabalhar com os países de língua portuguesa, face à evolução das trocas comerciais, que só em 2022 se cifraram em 214.830 milhões de dólares, um aumento de 6,27%, em termos homólogos. O destaque vai sobretudo para Angola e Brasil, cujas trocas com a China compõem a maioria deste comércio.

Hangzhou, que tem 12 milhões de habitantes, é a terceira cidade chinesa a sediar os Jogos Asiáticos, depois de Pequim, em 1990, e Cantão, em 2010. In “Ponto Final” - Macau


 

Sem comentários:

Enviar um comentário