Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Nações Unidas - Startup de Portugal ganha prémio da ONU sobre inovação no turismo

Noytrall, de Coimbra, está entre os vencedores do “Awake Tourism” foram anunciados pela Organização Mundial do Turismo, OMT, para celebrar novidades no setor em todas as regiões do globo após a pandemia


A segunda edição da competição de startups globais da Organização Mundial do Turismo inclui Portugal entre os vencedores. Conhecida como “Awake Tourism Challenge” a iniciativa foca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e em como tornar o setor do turismo mais inclusivo e resiliente.

O concurso inclui seis temas centrais: a participação da comunidade local, economias azul e verde, criação de capital sustentável e ecológico, tecnologia para o bem, turismo de educação e empoderamento da mulher.

Participação de jovens e das comunidades locais

Portugal está entre os 15 projetos vencedores anunciados esta semana: a startup  Noytrall com sede na cidade de Coimbra oferece tecnologia para hotéis e hóspedes. A empresa foi agraciada ao lado de outras startups de países como Alemanha, Catar, Coreia do Sul, Espanha, Panamá, Namíbia e Singapura entre outros.

A OMT afirma que os candidatos vencedores oferecem serviços inovadores com alto valor para o consumidor, e com grandes níveis de participação dos jovens além de envolvimento das comunidades em que atuam. Desta vez, elas também tiveram que comprovar o uso da tecnologia para monitorizar e gerir o impacto ambiental das atividades de turismo.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse que o turismo tem o poder de transformar o setor de forma ágil e em linha com os ODS.

Centro de Inovação e bolsas de estudo

Ao todo, foram mais de 2 mil inscrições de 120 países. A maioria dos candidatos vinha da Europa, das Américas e da África, seguidos por Ásia Pacífico e Oriente Médio. Os jurados escolheram 15 vencedores dentre os 30 finalistas.

Com o prémio, as startups ganhadoras vão iniciar um período de três meses de incubação no Spart Crans-Montana, que é o Centro de Inovação Les Roches do Grupo Educação Sommet.

Ali, eles serão acompanhados por mentores e uma rede de atividades com acesso a um espaço de trabalho e criação. Além disso, os vencedores terão bolsas de estudo da OMT e participarão em campanhas globais de comunicação para mostrar suas atividades. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário