Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Cabo Verde – Cantora Kady lança “Nha Kabelu”, um tema que exalta o cabelo como fator de empoderamento e identificação

A cantora lançou esta sexta-feira, 10, o video do single “Nha Kabelu” que compõe o EP Lumenara


“Nha Kabelu” é o mais recente vídeo da cantora cabo-verdiana Kady. Lançado nesta sexta-feira, dia 10, o tema que integra o EP ‘Lumenara’ surge depois de uma experiência que a cantora vivenciou e que a fez refletir sobre a necessidade de empoderar as crianças “porque, muitas vezes, o motivo da negação da nossa imagem e das nossas raízes vem” de dentro de casa, segundo explica em declarações ao Balai.

“Estava numa fila de um laboratório para fazer o teste de Covid e tinha o cabelo solto, quando uma menina que acredito ter na altura por volta dos 8 anos, olhou para mim e comentou com a avó que está ao seu lado que quando crescesse ia ter o cabelo igual ao meu, ao que a avó retruca: ‘O teu cabelo? Só se crescer para cima!’ A reação da avó deixou-me bastante angustiada e me fez refletir sobre o quão urgente e necessário é empoderarmos as nossas crianças porque, muitas vezes, o motivo da negação da nossa imagem e das nossas raízes vem do comportamento das pessoas que temos dentro de casa. Acredito que pelos padrões de beleza que a sociedade sempre nos impôs, mas, principalmente, por não conhecermos a nossa história, e isso reflete diretamente na nossa autoestima”, diz e acrescenta que o tema foi criado durante o campo criativo realizado para o álbum, juntamente com os colegas e que lhe “foi muito especial compor”.

“É muito importante nos conhecermos e sentirmos bem connosco para estarmos bem com o mundo. Embora ainda exista muito por fazer nesse sentido, acredito que estamos a caminhar para um bom porto, o empoderamento tem de ser coletivo e partir de cada uma e cada um de nós”, diz a cantora.

“Confesso que sou muito privilegiada, sempre fui, não porque sempre gostei do meu cabelo, mas porque sempre me foi dito dentro de casa que era bonito”, diz.

“Lembro-me de que quando era pequena, muitas vezes, ia ao salão com a minha mãe e as cabeleireiras questionavam porque ela não me desfrisava o cabelo porque os meus caracóis encolhiam muito e ela sempre respondia que não precisava e que o cabelo estava bem como estava”, recorda Kady e explica que apesar de mais tarde ter acabado por usar relaxante, graças à informação disponível de há uns anos para cá na internet, acabou por aprender a cuidar do seu tipo de cabelo, algo que não sabia antes.

“Posso dizer que a minha relação com o meu cabelo foi sempre saudável, mas quero usar a minha voz para nutrir todas as mulheres que não tiveram o mesmo privilégio.

Kabelo, eransa di bu fonti’, diz um trecho da música que conta com a participação da cantora-compositora e multi-instrumentalista angolana Nayela. Segundo Kady, a artista também estava nas sessões de estúdio para a criação do álbum e esta colaboração fez todo o sentido “depois de tantas conversas em estúdio sobre as barreiras que a mulher negra enfrenta desde sempre”. “A Nayela trouxe mais “power” à música trazendo o seu flow mwangolé e é uma jovem mulher artista que admiro muito”.

Quanto ao feedback do público sobre o novo trabalho lançado em novembro do ano passado, Kady diz que “tem sido bom e surpreendente”. “Tenho recebido mensagens de diversas partes do globo, até de pessoas que não entendem nada do crioulo. É gratificante levar a minha bandeira a outros horizontes através da música”.

Quanto à apresentação do EP em Cabo Verde, a artista confessa que “embora esteja ansiosa para que chegue esse dia”, espera fazer uma apresentação em grande, mais para o final de ano. Para já Kady diz que vai continuar a trabalhar e a criar novas músicas e revela que tem shows marcados por agora em Portugal. In “Balai Cabo Verde” – Cabo Verde



Sem comentários:

Enviar um comentário