I
O
jornalista Duanne Ribeiro (1987), mestre e doutorando em Ciência da Informação
pela Universidade de São Paulo (USP), surpreende a crítica e o público-leitor
com o seu primeiro trabalho de ficção mais alentado, o romance As Esferas do
Dragão (São Paulo, Editora Patuá, 2019), em que procura, a partir de
experiências pessoais, especialmente ligadas à infância e adolescência,
construir um texto que foge aos padrões tradicionais, pois permeado de
referências à cultura pop e aos desenhos animados, especialmente o Dragon
Ball, criado pelo desenhista japonês Akira Toriyama (1955), que, exibido no
Brasil pelas redes SBT, Band e Globo, tornou-se um marco na programação
infantojuvenil na década de 1990.
Se
o romance de Duanne Ribeiro constitui uma releitura do desenho Dragon Ball,
a produção do mangaká Toriyama, criador de mangás (quadrinhos
japoneses), por sua vez, é inspirada em Jornada para o Oeste, um dos
quatro clássicos da literatura chinesa, escrito no século XVI pelo romancista
Wu Cheng’em (c.1500-c.1582), durante a dinastia Ming, que combina ação, humor e
lições espirituais. Esse conto de aventuras ocorre no século VII e conta a
história de um dos discípulos de Buda Sakyamuni que teria sido banido do
paraíso celestial pelo crime de danificar a Lei do Buda e enviado ao mundo e
forçado a passar dez vidas para expiar seus pecados.
Esta
digressão torna-se necessária para se tentar explicar a gênese do romance de Duanne
Ribeiro que tem como pano de fundo a morte de seu avô materno, Antônio de
Oliveira, em 2009. Como explica o próprio autor, a partir desse acontecimento,
ele saiu “à procura dos sete orbes mágicos para ressuscitar o avô”, construindo
uma epopeia que recupera uma série de relações afetivas.
Assim,
ao mesmo tempo em que procurou recuperar universos de familiares, amigos e
conhecidos, Duanne Ribeiro tratou de encontrar explicações para a morte, provavelmente,
a partir de seus estudos posteriores na área de Filosofia, que incluíam livros
dos filósofos franceses Michel Foucault (1926-1984) e Gilles Deleuze (1925-1995).
Com
isso, criou um texto que o jornalista, ensaísta e escritor Marcelo Coelho, colunista
e membro do Conselho Editorial do jornal Folha de S.Paulo, definiu como um verdadeiro tour de force de escrita.
“Duanne Ribeiro convoca o mundo fictício da sua infância para transfigurar as
suas memórias reais, num romance ao mesmo tempo alucinatório e ancorado em dor
verdadeira”, observa, em seu texto de apresentação da obra.
II
Em
seu mergulho proustiano, Duanne antecipa a impressão que o leitor vai ter da
trajetória do protagonista, ao reproduzir os primeiros sentimentos depois da
morte do avô: Como não houvesse algo dentro de mim que pudesse reagir a
isso, eu não senti nada. Foi tímida e canhestra a dor que tomou impulso e se
adensou; primeiro, a dormência. Entristecer-se é também um atuar de acordo,
para tal causa apresento tal efeito. Antônio de Oliveira morreu, e me faltava a
formação para perder um pai (mesmo assim me culpo: não o amava bastante?). Na
sala fechada do doutor, alguns minutos mais tarde, ele me forçava a compreender
as burocracias do luto (...).
Daqui
por diante, o autor, que prescinde de um alter ego, põe-se a redigir a
sua autobiografia precoce, como se impulsionado pelo transe alucinatório que
viria da infância e de sua fixação pelas aventuras dos protagonistas do desenho
animado japonês: Onde as planícies, as aventuras? Tomei o telefone do
gancho. Minha voz não se sentia capaz, mas é preciso. Eu digo: mãe – e hesito.
Eu digo: mãe. E ela sabia. Antes que eu pudesse dizer, sabia. Eu a escutei
chorar, meu braço trêmulo, falei; cumpri com o meu dever. Depois nessa cadeira
qualquer, vendo quando chegaram ao hospital. Como num filme mudo, os filhos
transmitiram a mensagem à mãe, e eu assisti. (...) Minha dor, no entanto, não
queria ser dividida. Mais adiante naquela noite, eu satisfiz outra vez o
necessário. Madrugada, andando de carro, eu e meu tio até tivemos uma troca de
futilidades. Como tudo se dopa. Na cama de metal de um necrotério a carne fria
e dura para que a vestíssemos com suas roupas de gala definitivas. Eu queria
sentir esse gesto como uma carícia.
A transcrição é longa, mas por aqui, além do estilo límpido e direto do narrador, pode-se perceber que ele a todo momento faz uma narrativa autobiográfica, com suas reminiscências alimentando-se de várias fontes. Seja como for, a memória é o fio condutor da narrativa, ou seja, rememorar constitui uma forma de recuperar o tempo perdido e reviver a experiência da perda. Por isso, tal como começou, termina o seu calvário proustiano rememorando a morte do avô, um representante comercial de empresas de construção, de 73 anos, que, na verdade, atuara como seu pai. Meu avô morreu: nada depois desta frase; nada antes dela? Como se deixássemos o possível para trás: a substância seca.
III
Duanne
de Oliveira Ribeiro, nascido em São Paulo-SP, jornalista, escritor e
pesquisador, é doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade
de São Paulo (USP). Para a tese de doutorado, propõe uma arqueogenealogia da
informação, referenciada no filósofo francês Michel Foucault e outros; na
dissertação de mestrado, discutiu processos socioculturais de construção do
saber, a partir do fenômeno da sobrecarga de informação.
Formado
em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP, e em Filosofia
pela USP, é pós-graduado em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos
Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), núcleo de pesquisa
vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, onde desenvolveu um artigo que,
com instrumentos do filósofo francês Gilles Deleuze, analisou a visão de
cultura formada nas páginas de um jornal paulistano.
É
analista de Comunicação do Itaú Cultural e editor-chefe da revista Úrsula,
publicação on line de política, humanidades e comportamento (www.revistaursula.com.br). Mantém o blog duanneribeiro.info
e escreve eventualmente para publicações como Cult, Bravo e Digestivo
Cultural. Como jornalista, atua há mais de dez anos no campo cultural,
tendo produzido resenhas, críticas, reportagens, ensaios e entrevistas com
personalidades significativas para a história cultural do País.
Em
ficção, foi um dos selecionados da segunda antologia Ficção Científica do
Brasil com o conto “Sine Wave”, hoje reescrito, e publicou a novela Nikolai
e Nataniel na revista Humanidades em Diálogo. Tem pronto um livro de
poemas e está à procura de editora para publicá-lo. Adelto Gonçalves -
Brasil
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As Esferas do Dragão, de Duanne Ribeiro. São Paulo, Editora Patuá, 244 págs., R$ 40,00,
2021. Site: www.editorapatua.com.br E-mail: editorapatua@gmail.com
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Adelto Gonçalves, mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e
Hispano-americana e doutor em Letras na área de Literatura Portuguesa pela
Universidade de São Paulo (USP), é autor de Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira,
1999), Barcelona Brasileira (Lisboa,
Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002), Bocage – o Perfil
Perdido (Lisboa, Caminho,
2003; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Imesp, 2021), Tomás Antônio Gonzaga (Imesp/Academia
Brasileira de Letras, 2012), Direito e Justiça em Terras d´El-Rei na São
Paulo Colonial (Imesp, 2015), Os Vira-latas da Madrugada (Rio de
Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1981; Taubaté-SP, Letra Selvagem, 2015)
e O Reino, a Colônia e o Poder: o governo Lorena na capitania de São Paulo
1788-1797 (Imesp, 2019), entre outros. E-mail: marilizadelto@uol.com.br
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