Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Portugal - Nova armadilha inteligente contra pragas vai contribuir para agricultura sustentável

O Smart Trap é uma nova armadilha inteligente que monitoriza a praga do inseto vetor da Flavescência Dourada (Scaphoideus titanus Bal.). A tecnologia insere-se no trabalho de investigação executado no Projeto FDControlo, desenvolvido pelo  Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), e foi agora distinguido com o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação, no âmbito da 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.

Este inseto é uma grande ameaça às culturas vinícolas, e é entre 5 a 10 vezes mais pequeno do que os insetos detetados nas armadilhas existentes, o que dificulta a sua deteção precoce. Surge assim esta tecnologia, que vai permitir combater o desperdício agrícola, garantir a boa produção das culturas, diminuir a utilização de pesticidas e reduzir substancialmente os prejuízos e custos de controlo da doença.

O projeto encontra-se em fase de testes, pelo que, uma vez validado o protótipo e a propriedade intelectual protegida, será apresentado a empresas de tecnologia que promovem soluções na área, de forma a chegar ao utilizador final. Esta armadilha inteligente será apresentada em feiras de controlo de doenças e pragas e feiras de vinhos, para obter reconhecimento do sector e promover a tecnologia junto dos mercados alvo. Será ainda expandida para o mercado internacional, através da associação a produtores nacionais e internacionais para garantir uma produção em escala. Está previsto a realização de sessões de demonstração e experimentação em quintas parceiras, assim como a divulgação através de parceiros como CoLABS e Centros Nacionais de Competências.

Como afirma o representante do Smart Trap, Pedro Moura: “É para nós um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto DEMETER e, além de nos fazer acreditar no seu potencial contributo para uma agricultura mais sustentável, ajuda-nos divulgar o projeto Smart Trap a potenciais tomadores de tecnologia.” In “Green Savers Sapo” - Portugal

 

Sem comentários:

Enviar um comentário