Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 7 de março de 2022

China - Secretariado Permanente do Fórum de Macau visitou as Embaixadas dos Países de Língua Portuguesa em Pequim



Entre 27 de Fevereiro e 2 de Março, uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), chefiada pelo Secretário-Geral, Ji Xianzheng, recentemente empossado no cargo, realizou uma deslocação a Pequim, durante a qual foram efectuadas uma série de visitas aos Embaixadores ou Encarregados de Negócios de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, anunciou Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau, em comunicado.

Durante as visitas, Ji Xianzheng, em nome do Secretariado Permanente, expressou o agradecimento aos diplomatas dos países de língua portuguesa na China pela sua “reiterada ajuda e consistente apoio” aos trabalhos do Secretariado Permanente.

O mesmo responsável apresentou ainda o balanço dos trabalhos efectuados do Secretariado Permanente no ano transacto, bem como do programa de actividades para este ano, incluindo as áreas de promoção do comércio e investimento, da construção da plataforma, da cooperação em sede de recursos humanos e do intercâmbio cultural, entre outras.

Os representantes das Embaixadas, refere o mesmo comunicado de imprensa, referiram que os governos dos países de língua portuguesa “têm vindo a atribuir contínua e manifesta importância ao papel do Fórum de Macau enquanto plataforma, e reconheceram que, no ano anterior, o Secretariado Permanente apesar dos desafios inerentes à pandemia, obteve resultados positivos através das actividades realizadas, de forma proactiva”.

Pode ler-se na mesma nota que os diplomatas “reafirmaram que continuarão a prestar todo o apoio ao desenvolvimento dos trabalhos do Secretariado Permanente, ancorando o papel do Fórum de Macau enquanto mecanismo de cooperação multilateral, com o objectivo de aprofundar, ainda mais, o intercâmbio e cooperação em diversas áreas entre a China e os países de língua portuguesa”. In “Ponto Final” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário