Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de março de 2022

Macau - Universidade de São José abordará as “Visões de Confúcio” no ensino de português

Está agendada para o próximo dia 29 de Maio a conferência “Visões de Confúcio na aula de Português Língua Estrangeira em Macau: entre tradição e modernidade”, proferida pelo professor João Paulo Pereira, da USJ. O investigador apresentará os resultados de um estudo que realizou no território

A conferência “Visões de Confúcio na aula de Português Língua Estrangeira em Macau: entre tradição e modernidade”, proferida pelo professor João Paulo Pereira, do Departamento de Línguas e Cultura da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José, está agendada para o próximo dia 29 de Março, no campus da Ilha Verde, entre as 19h00 e as 20:30.

Segundo a nota enviada ao Jornal Tribuna de Macau, a sessão procurará “compreender qual o papel das crenças no ensino da língua portuguesa em Macau, na origem de propostas para a adoção de metodologias de ensino específicas para o público aprendente chinês”. “Na base destas crenças estão as grandes diferenças existentes entre a cultura portuguesa e a cultura chinesa e a herança dos princípios confucionistas na educação do território e da região. Perceber a validade dessas crenças implica compreender o contexto sociopolítico e educativo de Macau e a influência que os princípios confucianos ainda exercem no perfil do aprendente chinês”, pode ler-se.

A discussão parte de um estudo conduzido por João Paulo Pereira, que envolveu aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira e professores da Escola Portuguesa, do Instituto Português do Oriente e da Universidade de Macau. O investigador chegou à conclusão de que os alunos preferem actividades que impliquem interacção e comunicação, contrariando a crença de que este público-alvo “é avesso a actividades participativas, preferindo actividades perfeitamente controladas e mecanicistas”, tal como noticiou a Tribuna de Macau em Janeiro.

Entre outras conclusões, o estudo refere ainda que o método de “memorização” quase não é utilizado pelos docentes no território, pelo que o seu trabalho não é condicionado pelas crenças existentes. Os resultados do estudo vão também ser apresentados na sessão da próxima semana.

João Paulo Pereira é professor da Faculdade de Artes e Humanidades da USJ, contando com um mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira. Encontra-se a fazer um doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. É também investigador no Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

De acordo com a nota, além de Macau, o docente conta “com uma vasta experiência de ensino em vários países da Europa e de África, e nalguns países da Ásia-Pacífico (como o Vietname e a Austrália)”. A sua investigação centra-se nas áreas da Aquisição de Língua Segunda, do Desenvolvimento de Materiais Didáticos e dos Estudos Interculturais. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”


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