A Rede Global da Diáspora acaba de lançar duas novas ferramentas que servirão como “facilitador de exportações de Portugal para empresas da diáspora”, disse o diretor executivo da Fundação AEP, Paulo Dinis
Queremos
que sejam ferramentas de acesso fácil e que permitam alimentar os negócios com
a diáspora, algo que não existia”, afirmou o responsável. “Se conseguirmos por
portugueses a falar entre si, embora distantes geograficamente, já estamos a
dar um bom contributo para acelerar o processo de internacionalização de
algumas empresas portuguesas”.
O
Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence estão disponíveis sem
custos aos empresários e investidores registados na Rede Global, uma plataforma promovida pela
Fundação AEP com apoio do Portugal 2020.
Uma
das nossas intenções é alargar a base exportadora e fazer chegar os produtos
portugueses, muitos ligados ao agroalimentar, a todo o mundo”, indicou. “O
processo de exportação torna-se facilitado com a diáspora”, continuou.
“Queremos acentuar esta dimensão de que Portugal tem um canal facilitado de
acesso à exportação através dos nossos compatriotas”.
Segundo
explicou Paulo Dinis, o Portal de Negócios servirá para partilhar oportunidades
de negócio envolvendo empresas da diáspora e empresas em território nacional,
incluindo também informação relativa a programas de investimento,
disponibilidade para investir ou necessidade de investimento de terceiros.
“É
um portal dirigido essencialmente ao diálogo económico com a diáspora
portuguesa”, frisou o responsável.
Em
paralelo, a base de dados da Diáspora Business Intelligence permitirá pesquisar
entre 10022 empresas identificadas em 154 países da diáspora e identificar
potenciais parceiros de exportação. Contém também a informação pesquisável de
18571 empresas portuguesas que já exportam.
“Uma
empresa em Boston pode ter interesse em pesquisar empresas portuguesas que já
exportam para os Estados Unidos e obter a informação aplicando o filtro de
acordo com a área de interesse”, exemplificou Paulo Dinis.
O
mercado norte-americano é, aliás, visto com tendo muito potencial. “Há enormes
oportunidades no mercado dos Estados Unidos que ainda não estão a ser
aproveitadas” disse. “É isso que também queremos fazer, estreitar os laços para
que uma comunicação direta permita agilizar os processos”.
O
diretor executivo explicou que as ferramentas foram desenvolvidas para
responder a uma necessidade expressada pelos empresários portugueses.
“Há
muita dificuldade em conhecer a realidade da diáspora no sentido económico,
saber quais são as empresas da diáspora tituladas por portugueses”, sublinhou.
“É um trabalho que tem de ser feito de forma sistematizada e ao longo de um
período temporal relativamente longo”.
Para
o diretor, se as ferramentas ajudarem as empresas portuguesas a exportarem mais
produtos ou a iniciarem a sua internacionalização, mesmo que com volumes
pequenos, os objetivos serão atingidos.
A
Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP e apoiado pelo
Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas,
cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. In “Bom dia
Europa” - Luxemburgo
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